A conjuntura económica teima em permanecer adversa com impactos preocupantes no mercado de trabalho mas, apesar disso, o portal de emprego da Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego (APESPE) apresenta níveis dinâmicos de atividade. Segundo dados da associação, o portal registou no último mês uma média de 250 ofertas de emprego diárias. Sinais otimistas para quem procura um lugar no competitivo mercado de trabalho.
Oito meses depois da sua criação o portal de emprego da APESPE (em www.apespe.pt ) mantém a sua rota de crescimento no que toca a captar candidatos e empregadores. O sítio conta atualmente com 2425 candidatos inscritos e 219 ofertas de emprego online. Tecnologias de Informação, call center e serviços de apoio ao cliente, Vendas/comercial, Indústria, Administrativo e serviços de apoio figuram entre as áreas que apresentam maior número de ofertas disponibilizadas.
Além das ofertas de emprego – disponíveis na secção “Oportunidades de Emprego” – o sítio da APESPE disponibiliza aos seus utilizadores um conjunto alargado de serviços de utilidade na ligação ao mercado de trabalho, como sejam a ajuda à elaboração de um currículo ou carta de apresentação ou as dicas úteis sobre a melhor abordagem ao mercado de trabalho cumprir com sucesso a tarefa de encontrar um emprego. Esquecida não fica ainda a legislação sobre trabalho temporário, direitos e obrigações dos trabalhadores, informação sobre concessão de subsídio de desemprego e demais informações essenciais a quem procura emprego ou, estando empregado, progredir na carreira.
Criado com a meta de disponibilizar ferramentas online que aproximassem quem procura trabalho das organizações que oferecem oportunidades de recrutamento, o portal da APESPE registou até à data 41819 visitas, 32658 das quais logo no primeiro trimestre de 2010. Segundo a APESPE, a esmagadora maioria destes visitantes são de Portugal. Contudo, a associação destaca também a existência de pesquisas de utilizadores a partir do Brasil, Alemanha, França e Espanha, Reino Unido. Em termos globais, os conteúdos das páginas do sítio foram visualizadas 238.782 vezes.