Notícias

Anje fomenta empreendedorismo sustentável

Anje fomenta empreendedorismo sustentável

O desenvolvimento sustentável e a política ambiental estão na mira da Associação Nacional de Jovens Empresários.
09.06.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Chama-se “Política Ambiental vs Desenvolvimento Sustentável” e traduz as prioridades da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) em matéria de empreendedorismo. A associação acaba de editar, no âmbito do projecto Green Biz, este manual técnico de empreendedorismo sustentável, acreditando que pela via da sensibilização é possível caminhar a ascensão de empresas verdes e socialmente responsáveis.

O projecto Green Biz visa promover no universo das PME a reflexão sobre as temáticas da Eficiência e Diversificação Energética e da Responsabilidade Social e é neste âmbito que ANJE enquadra a sua mais recente iniciativa no fomento ao empreendedorismo. Partindo de um rigoroso estudo da empresa BioRumo – Consultoria em Ambiente e Sustentabilidade, surge este manual técnico de empreendedorismo sustentável. Segundo a ANJE, “apesar da sua minúcia técnica, a ferramenta distingue-se pela clareza e aplicabilidade dos conteúdos sendo, sem dúvida, um estímulo à adopção de práticas empresariais mais responsáveis”.

O valor e o retorno do empreendedorismo sustentável constituem uma das principais mensagens veiculadas pela publicação. Uma mensagem, de resto, espelhada pelo presidente da ANJE, Francisco Maria Balsemão, ao escrever no prefácio da obra que “actualmente, a redução dos impactos ambientais da actividade económica é considerada, e bem, um factor de competitividade para as empresas e uma oportunidade de negócio para os empreendedores”. O líder dos jovens empresários portugueses acrescenta ainda que “a competitividade também passa pelo cumprimento de princípios éticos. Se a empresa se preocupar com a comunidade onde está inserida, a própria comunidade reconhece esse esforço e retribui o investimento. Se não, a empresa será seguramente penalizada pelo mercado”.

Cobrindo temáticas como a Eco-eficiência, o Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social e abarcando os respectivos enquadramentos legais de apoio ao diagnóstico e implementação de práticas empresariais responsáveis, o manual tem sempre presentes as estratégias, oportunidades e vantagens associadas a adopção desta postura empresarial no mundo dos negócios. O manual “Política Ambiental vs Desenvolvimento Sustentável”, editado pela ANJE, terá distribuição gratuita e dirige-se a micro, pequenas e médias empresas nacionais. Para além de enquadramentos legais nacionais e comunitários, a publicação inclui instrumentos práticos e úteis como checklists que permitirão um rápido diagnóstico das práticas empresariais actuais.

Paralelamente a este manual, a ANJE pretende ainda criar, também no âmbito do Green Biz, o Código de Ética do Jovem Empresário além de atribuir um galardão aos promotores de boas práticas empresariais e realizar uma mostra de tecnologias sustentáveis.



OUTRAS NOTÍCIAS
Sonae cria rede social

Sonae cria rede social


É inquestionável o poder mobilizador das redes sociais nos dias que correm. Ciente desta potencialidade, a Sonae acaba de criar uma rede social para o Programa Contacto – a Rede Contacto...

742 mil desempregados

742 mil desempregados


O desemprego voltou a bater todos os records em Portugal. No mês de Abril, o país registou a quinta taxa de desemprego mais elevada da Europa alcançando a fasquia dos 10,8%. Parale...

Ementa tecnológica arrecada prémio de inovação

Ementa tecnológica arrecada prémio de inovação


Imagine que vai a um restaurante que é muito procurado e está sempre cheio. O mais certo é esperar alguns largos minutos até que o empregado lhe traga a ementa, mais outros...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


.NET DEVELOPER

Adecco Recrutamento Especializado