Depois de ter conduzido um processo de recrutamento com vista a suprir as necessidade relacionada com a expansão nacional da sua atividade, nomeadamente ao nível do novo centro de serviços neashore da empresa, a Altran Portugal prepara-se agora para lançar uma academia de formação. Para viabilizar a criação da nova estrutura, cujo propósito é formar licenciados das áreas das engenharias de Informática, Eletrónica e outros ramos relevantes, a tecnológica estabeleceu uma parceria com a UBI – Universidade da Beira Interior, a Câmara Municipal do Fundão e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). A Academia arranca em setembro.
O novo projeto formativo da Altran Portugal surge enquadrado no Centro de Formação Avançada do Fundão, inaugurado este mês, em parceria com as mesmas instituições. A primeira formação da Academia arranca em setembro e incidirá sobre Java Enterprise Edition (JEE). Há 25 vagas disponíveis para este curso gratuíto que decorre de 9 a 20 de setembro, direcionado a perfis licenciados na área das engenharias tecnológicas. Após a formação, garante a Altran Portugal, 50% dos formandos têm trabalho assegurado, através de um contrato de estágio profissional celebrado entre a Altran e o IEFP.
Oportunidades de integração
“Com esta iniciativa damos mais um passo para que o centro de nearshore seja uma referência em Portugal e também um espaço promotor de tecnologia e de criação de postos de trabalho no país”, explica Susana Chaves, diretora de Recursos Humanos da Altran Portugal. A responsável adianta que a formação que será iniciada em setembro tem como público-alvo jovens recém-licenciados ou finalistas dos cursos de engenharia. Os formandos que se destaquem nesta formação terão lugar assegurado na equipa da Altran, já que está prevista a integração profissional de 50% dos formandos. “A parceria com a UBI, o IEFP e a autarquia do Fundão permitiu-nos lançar esta academia, revelando-se uma excelente oportunidade para recém-licenciados ingressarem numa empresa multinacional e trabalharem em projetos internacionais desafiantes e inovadores”, enfatiza Susana Chaves.
Para frequentarem a primeira das várias formações previstas pela academia, a formação em JAVA, os jovens formandos deverão apresentar a sua inscrição diretamente na direção de recursos humanos da empresa ou na UBI, através dos emails drh.recrutamento@altran.pt ou java@di.ubi.pt, indicando no assunto “Academia Altran”. Há 25 vagas disponíveis.
A consultora de alta tecnologia Altran está presente no mercado nacional desde 1998, somando 400 colaboradores em Portugal e mais de 20 mil a nível mundial. Nos últimos anos a empresa tem vindo a aumentar a sua equipa nacional, fruto do aumento do número de projetos em que está envolvida. Em 2013 o grupo Altran reportou um volume de negócios na ordem dos 1,456 milhões de euros. Recentemente, a empresa anunciou a intenção de recrutar 600 novos trabalhadores este ano, em vários países, para os sectores aeroespacial e de defesa. A empresa divulgou o seu projeto de recrutamento (Career) durante o 50º espectáculo internacional de aviação - Paris Air Show - que decorreu no mês passado em Paris. A empresa assim está de olhos postos no mercado global à procura de perfis com qualificações na área da engenharia.