A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) acaba de assinar um protocolo de cooperação com 30 empresas da região, tendo como objetivo apoiar a crescente qualificação dos seus quadros. Ao abrigo do Programa Formação para Pequenas e Média Empresas (PME), a associação assegurará formação a perto de oito centenas de colaboradores das empresas parceiras. A modernização, aumento da produtividade e resolução rápida dos problemas de competitividade das organizações locais, figuram entre as principais bandeiras deste projeto formativo.
Sem custos para as 30 empresas parceiras da ACIB neste projeto, o Programa Formação PME será assessorado por equipas de consultores especializados, que oferecerão os seus serviços de consultoria e formação ajustados às necessidades específicas de cada empresa e dos 800 colaboradores que frequentarão as ações de formação. Segundo a ACIB, “o aumento da produtividade, melhoria dos índices de motivação e desempenho dos trabalhadores, aumento das vendas ou a maior cooperação com outras empresas são alguns dos resultados práticos esperados com a intervenção deste programa nas organizações apoiadas”.
As 30 empresas que agora se tornaram parceiras da associação não são as primeiras a beneficiar desta formação. O Programa Formação PME da ACIB existe desde 1997 e já apoiou cerca de 300 organizações da região na formação e qualificação das suas estruturas em áreas-chave. A associação faz um balanço positivo da iniciativa adiantando que “são muitos os casos de sucesso já registados de empresas que conseguiram expandir o seu negócio, abrindo novos estabelecimentos, criando postos de trabalho e contrariando as tendências de progressivos encerramentos e aumento de desemprego”.
Paralelamente a esta iniciativa, a ACIB está a desenvolver também o projeto “On Road”, levando empresas do sector têxtil e vestuário ao estrangeiro, como forma de promover a troca de experiências com congéneres estrangeiras e abrir caminho às exportações nacionais no sector.
A última missão empresarial impulsionada pela associação teve como destino França, estando já previstas novas iniciativas tendo como destino Espanha, Inglaterra e Dinamarca. “As missões internacionais visam dar a conhecer as diferentes potencialidades e vantagens do mercado português no sector têxtil e permitem uma abordagem direta das empresas a potenciais clientes, viabilizando a apresentação de produtos e coleções das fábricas portuguesas”, enfatiza a associação de Barcelos. A meta final, que é também comum à formação, é desenvolver competências nas empresas nacionais da região, criando redes de contactos e, dessa forma, aumentando as exportações para o mercado externo.