Notícias

A geração inconformada que mudou o trabalho

A geração inconformada que mudou o trabalho

Millennials, os profissionais que nem os bons salários não conseguem segurar.

24.09.2017 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Representam cerca de 23% do total da população ativa, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Não são a geração mais expressiva no universo total dos trabalhadores portugueses, mas foram a primeira a dizer que não queria um emprego para a vida e são a geração que está a forçar as empresas a repensar todo o seu modelo de gestão e de retenção de talento. O orador motivacional Simon Sinek, chama-lhes “a geração mais inconformada de sempre” e diz que são “difíceis de gerir”. Rótulos que podem parecer demasiado redutores para classificar os millennials (nascidos entre 1980 e 1996), mas que para as empresas não estão longe da verdade. Os números confirmam-no. O Expresso teve acesso em exclusivo ao estudo “Millennials@Work: expectativas sobre as empresas e lideranças em Portugal”, conduzido pelo Conselho Empresarial para o desenvolvimento Sustentável (BCSD), a consultora Deloitte e a Sonae. O documento deixa claro que metade dos millennials espera sair da organização onde trabalha nos próximos cinco anos e retê-los não passa por aumentar o salário. O que procuram é um propósito na sua missão e possibilidades de desenvolvimento constantes.
 
Carreiras boomerang (com entradas e saídas sucessivas na mesma empresa), flexibilidade nos horários e modelos de trabalho, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e espaço para desenvolver o seu talento, são alguns dos desafios colocados pela geração millennial e da sua sucessora centennial (nascidos entre 1997 e 2011) às empresas, no que à gestão de talento diz respeito. Juntos, centennials e millenials representarão perto de 39% da população ativa nacional e para as empresas são sinónimo de desafios. O seu posicionamento perante a carreira distancia-se claramente das gerações anteriores (ver infografia) e as organizações ainda estão a descobrir uma forma de se adaptar a esta nova forma de estar perante o emprego e a carreira.
 
A cada ano, Deloitte e Sonae abrem as suas portas a centenas de novos profissionais. Só a consultora recebe 300 a 400 recém-licenciados por ano. Parte deles millennials outra, de muito menor dimensão, centennials (já que os mais velhos destas geração somam ainda 20 anos). A idade média dos profissionais da Deloitte é de 28 anos e taxa de rotação da empresa cerca de 20%. O número é normal para o sector da consultoria, mas é também característica das novas gerações de profissionais. “A mobilidade e a rotatividade são uma realidade com a qual as organizações têm hoje de viver e que devem abraçar, repensando a forma como prececionam as carreiras para uma lógica de maior abrangência e pluralidade”, explica Sérgio do Monte Lee, partner da Deloitte. As conclusões do estudo revelam que as gerações de jovens profissionais ambicionam novas oportunidades e novas experiências profissionais. Só 29% dos inquiridos pensa ficar na mesma empresa mais de cinco anos. 

Carreiras boomerang
Esta abertura à mobilidade e propensão para o crescimento, traz novas exigências às empresas no campo da gestão de talento e coloca os desafios não apenas no recrutamento, mas sobretudo na sua retenção. Na base da satisfação profissional dos millennials e dos centennials estão as oportunidades de aprendizagem e de aplicação de competências, a variedade de experiências e o reconhecimento.  Neste enquadramento, é caso para dizer se os queres reter, deixa-os partir. É essa a convicção de Maria Antónia Cadilhe, Talent Management & Development da Sonae, que é um dos empregadores de referência da nova geração de profissionais.
 
“Os ciclos de vida dos colaboradores no trabalho é cada vez mais longo e entre as diferentes gerações que coabitam numa empresa há múltiplas semelhanças e diferenças na forma de gerir a carreira e encarar o emprego. Para as empresas, a retenção das novas gerações é o grande desafio e é o que nos obriga a repensar todo o modelo de gestão de talento”, explica. A líder da gestão de talento da Sonae não têm dúvidas de que as carreiras da nova geração serão feitas de muitas entradas e saídas na mesma empresa. Serão as chamadas carreiras boomerang, e são tão válidas e motivadoras como quaisquer outras. Podem inclusivé ser benéficas para as empresas.
 
“Quando admitimos millennials, sabemos que a probabilidade de sairem da empresa dai a pouco tempo é elevada, mas não é por isso que cruzamos os braços e desinvestimos no seu desenvolvimento. Pelo contrário. O nosso objetivo é fazer com que estes profissionais sintam que estamos a trabalhar no seu desenvolvimento, que lhes criamos situações concretas de aprendizagem, mas que se mesmo assim quiserem sair e consolidar outras experiências, a nossa porta não se fecha nesse momento”. Em muitos casos, reconhece a Maria Antónia, “eles voltam melhores, mais experientes e isso beneficia a claramente empresa”. Um mindset (posicionamento) que para a líder de Talento da Sonae deve ser âncora de todas as empresas que queiram ser bem sucedidas com a nova geração de profissionais. “Gerir millennials e centennials é um desafio. A meta é sermos capazes de gerir mais colaboradores inquietos e menos infatisfeitos”, realça.
 
A abertura ao mundo, a novas oportunidades, a curiosidade constante e a propensão para mudar são características de duas gerações que estão a mudar o mundo do trabalho. Satisfeitos ou não, millennials e centennials estão permanentemente de olhos postos no mercado e em novas oportunidades de carreira. Fazem-no online, nas múltiplas apps e plataformas a que estão associados (ver caixa) ou na sua rede de contactos (networking). Não é necessariamente insatisfação. É orientação para o crescimento e faz parte de uma geração que cresceu de olhos postos no rápido, no imediato, no fazer acontecer à velocidade de um click.
 
Quando selecionam as empresas onde gostariam de trabalhar, millennials e centennials tendem a preferir aquelas que proporcionam um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o que significa ter mais tempo para lazer. Mais de 50%, conclui o estudo, considera esta flexibilidade determinante para o work life balance, sendo o trabalho à distância (59%), a flexibilidade (56%) e a utilização de dispositivos móveis (45%) encarados como alavanças à produtividade. Face a estas prioridades, reconhece Sérgio do Monte Lee, “as organizações não podem ficar indiferentes à vontade dos millennials de desejarem ter múltiplas experiências e desafios, sob o risco de verem os seus talentos partir”.
 
E já foi mais fácil, mesmo para multinacionais como a Deloitte ou grupos referência como a Sonae, conqusitar talento. “No recrutamento, a Deloitte compete hoje bastante com as carreiras internacionais, mas também com as stratups que já representam 30% do novo emprego gerado em Portugal”, explica o partner da consultora. Para Sofia Santos, secretária-geral da BCSD Portugal, é de explicar porquê: os millennials valorizam empresas com um forte compromisso social, capazes de impactar positivamente a sociedade, com um propósito além do lucro e segundo o estudo, “apenas 26% dos inquiridos considera que os seus líderes estão empenhados em melhorar a sociedade”.
 
Sofia Santos relembra que “uma geração que nasceu em tempos positivos, não sente necessidade de ser rico para ser feliz” e realça que os líderes as atuais têm por isso o enorme desafio de gerir uma geração de jovens talentosos para quem “trabalhar e subir na empresa não constitui um objetivo de vida”. Desejos e expectativas que são substancialmente diferentes dos evidenciados pelas gerações anteriores e que, como tal, “constituem um enorme desafio para a gestão empresarial”. É que, como reconhece Sérgio do Monte Lee, “atirar dinheiro para cima do problema já não é solução”. A retenção de talento já não se faz por essa via e, provavelmente, nunca mais voltará a ser esse o caminho.


Empresas obrigadas a adaptar-se à nova realidade
 
Uma das grandes conclusões que é possível extrair do estudo Millennials@Work é que os objetivos de vida das gerações mais jovens são claramente mais orientados para a sua vida pessoal, em detrimento do status e da posse, típicos de gerações anteriores. E isso muda tudo no contexto das organizações e na forma como estas gerem e retém o talento. Sérgio do Monte Lee, partner da Deloitte Portugal, uma das autoras do estudo e empregadora de referência da geração millennial, não tem dúvidas de que as empresas já “não podem ser indiferentes à vontade dos millennials” sob o risco de “verem os seus talentos partir”.
 
Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, desafogo financeiro, constituir família e poder viajar são as grandes ambições da geração millennial e são muito semelhantes às da franja residual de centennials que já ingressou no mercado laboral. É por isso de prever que, nas empresas, os próximos anos venham acentuar um reposicionamento de gestão que já se iniciou. “A mobilidade e a rotatividade são hoje uma realidade com a qual as organizações têm de viver e que devem abraçar, repensando a forma como percecionam as carreiras para uma lógica de maior abrangência e pluralidade, nomeadamente através de uma gestão e acompanhamento mais próximo de alumni [antigos quadros] e através da criação de ofertas de emprego conjuntas com outras organizações”, esclarece desvendando aquela que tem sido a estratégia da consultora para atrair estas gerações de profissionais.

O propósito sobrepõe-se ao lucro
Sofia Santos, secretária-geral do BCSD Portugal-Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, destaca dois outros pontos-chave que colocam desafios acrescidos às organizações: o facto de estas gerações procurarem “empresas com um propósito para além do lucro” e valorizarem “organizações com práticas éticas e de sustentabilidade”. A líder defende que, para captar estes talentos, as empresas têm de conseguir “desenvolver atividades que promovam um sentimento de utilidade social e propósito de vida aos millennials”.
 
Para Sofia Santos, a crescente representatividade destas gerações nas empresas deixa claro que “as organizações terão de alterar os seus pressupostos de gestão e de liderança, sob pena de termos uma população empregada que está desligada emocionalmente do seu trabalho”. As empresas, explica, “não podem continuar a ser geridas com foco exclusivo na maximização do lucro e os estilos de liderança autoritários e à imagem do líder. Terão de ser adotados para estilos mais democráticos que valorizam a empatia e a criação de laços emocionais”.
 
Além destas questões, há outro aspeto a desafiar as empresas: a coexistência das diferentes gerações no mesmo ecossistema organizacional. Uma geração que está habituada a utilizar a tecnologia para trabalhar em qualquer local, que é rápida, que vive no imediato, pode não sentir vínculo ou realização numa organização de estruturas pesadas, lenta e burocrática nos seus processos. Razão pela qual a Sonae, que recebe anualmente centenas de millennials nos seus programas, encara como um aspeto vital da sua política de gestão e retenção de talento, estudar os interesses e expectativas das várias gerações de profissionais que integra. “Acreditamos que a nossa capacidade de captação de talento está diretamente relacionada com o facto de investirmos no conhecimento dos diferentes segmentos etários que atravessam o ciclo de vida dos nossos colaboradores”, explica Maria Antónia Cadilhe, diretora de Talent Management & Development da Sonae. Para a líder, “é importante conhecer os interesses e expectativas das diferentes gerações de profissionais, sinalizar o que os diferencia e aproxima e, com essa informação, renovarmos as nossas práticas de gestão”.


OUTRAS NOTÍCIAS
Licenciados ganham mais €83 em três anos

Licenciados ganham mais €83 em três anos


Um recém-licenciado que conquiste este ano o seu primeiro emprego poderá ganhar em média mais €1156 brutos anuais (€82,5 mensais) do que em 2014. Há três an...

O que conta num bom currículo?

O que conta num bom currículo?


1 Boas escolas e zero erros Evitar erros gramaticais no currículo é uma regra básica. Tão básica como mencionar as universidades e escolas por onde andou. Mas para ...

Estes são os cursos com menos desemprego

Estes são os cursos com menos desemprego


Há 40 cursos superiores em Portugal que apresentam uma taxa de desemprego nula ou inferior a 1%. Na semana em que se conheceram os resultados do concurso nacional de acesso ao ensino superior p...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS