Notícias

O que conta num bom currículo?

O que conta num bom currículo?

A consultora de recrutamento Michael Page inquiriu 564 candidatos a emprego e 25 consultores de recursos humanos em Portugal para dar resposta à questão “o que é mais importante num currículo?”. A resposta passa por cinco aspetos fundamentais:

24.09.2017


  PARTILHAR



1 Boas escolas e zero erros
Evitar erros gramaticais no currículo é uma regra básica. Tão básica como mencionar as universidades e escolas por onde andou. Mas para a totalidade dos consultores de recursos humanos inquiridos é mesmo aqui que começa a base de um bom currículo.
 
2 O peso da experiência
Ter trabalhado numa empresa conhecida é também um dos factores que amplia o interesse de quem contrata, a par com um tempo médio de permanência na ordem dos dois anos. 
 
3 Contactos alternativos
Em pleno século XXI, dominado pela tecnologia, 84% dos consultores vê com bons olhos incluir o contacto de Skype no currículo. A maioria dos candidatos (51,2%) partilha da mesma opinião.
 
4 Perfil social
Incluir no currículo os links para o perfil do candidato nas redes sociais é também considerado pelos recrutadores (68%) como um trunfo forte a favor do candidato. Já do lado dos candidatos, a opinião não é consensual. Só 45,7% acredita que disponibilizar estes dados pode ser determinante. Já colocar foto no CV é encarado pela maioria dos candidatos (76,8%) como obrigatório. 

5 Informação extra e tom formal
Descrever com palavras-chave o trabalho, funções e experiência profissional é determinante para 91,8% dos candidatos e 100% dos consultores que analisam diariamente uma média de 100 currículos. Um tom de escrita profissional é também uma regra base já que candidatos e consultores consideram que a informalidade enfraquece o currículo.


OUTRAS NOTÍCIAS
Estes são os cursos com menos desemprego

Estes são os cursos com menos desemprego


Há 40 cursos superiores em Portugal que apresentam uma taxa de desemprego nula ou inferior a 1%. Na semana em que se conheceram os resultados do concurso nacional de acesso ao ensino superior p...

Norte vai liderar contratações

Norte vai liderar contratações


A dinâmica do mercado de trabalho nacional deverá abrandar entre outubro e dezembro deste ano, mas não no Norte do país onde as intenções de contrataç&a...

Como preparar um pitch vencedor

Como preparar um pitch vencedor


1 Foque-se na Oportunidade Uma boa apresentação deve responder a uma questão básica: qual é o problema que o consumidor costuma ter e que o seu produto e servi&cced...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS