Notícias

Açores junta empresas e ensino

16.07.2004


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

PELA primeira vez no arquipélago dos Açores o mundo empresarial alia-se à Universidade dos Açores e cria um mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança.

Este projecto pioneiro é organizado pela SGS Portugal, uma empresa que opera nas áreas de verificação, análise e certificação, com laboratórios nas áreas alimentar, ambiente, ensaios não destrutivos, têxteis e petroquímicos e pela universidade açoriana.

Rui Cordeiro, director da delegação ilhas da SGS Portugal, refere que este mestrado surgiu quando a empresa verificou que existia uma lacuna no mercado de trabalho regional relativamente a técnicos especializados nestes sectores. "Assim, para tentar minorar essa situação, foi criado um curso com amplas valências", esclarece aquele responsável.

O director da SGS Portugal revela mesmo que este mestrado é um produto novo nos Açores, não só porque é aberto às empresas como também confere aos formandos vários certificados.

Na realidade, este mestrado irá conjugar a formação académica, conferida pelo grau de mestre, com qualificações profissionais - técnico superior de higiene e segurança do trabalho e auditor-coordenador - reconhecidas a nível nacional e internacional.

Para aquele responsável, esta formação conta ainda com um grande envolvimento empresarial. Nesse sentido, irão realizar-se durante o curso diversos seminários, "job-shops" e viagens técnicas a unidades de referência no estrangeiro.

Rui Cordeiro espera mesmo que depois desta formação o mercado de trabalho regional saia enriquecido: "não só porque o novo mestrado proporcionará aos formandos um conjunto de competências que lhes permitirá desenvolver uma carreira de técnicos e gestores responsáveis pela qualidade, ambiente e prevenção de riscos laborais nas organizações, bem como contribuir para a implementação de novos modelos de liderança empresarial".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS