Notícias

500 vagas para engenheiros lusos

500 vagas para engenheiros lusos

A cidade de Coimbra recebe já partir do próximo dia 21, a terceira edição do Engineers Mobility Days, o evento europeu que visa promover o encontro entre empregadores de toda a Europa e profissionais na área das engenharias e tecnologias de informação. Na edição do último ano, o evento reuniu mais de 9400 participantes, no recinto e online.

16.05.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Durante dois dias, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai ser palco da edição 2014 do Engineers Mobility Days: Dias Europeus da Engenharia. O evento, promovido em Portugal pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e pela Rede Eures, focada na promoção da mobilidade profissional dentro do espaço europeu, decorre em simultaneo com a FENGE - Feira de Engenharia, uma iniciativa da Associação de Estudantes do ISEC. Segundo dados oficiais do IEFP, até à data estão contabilizadas 500 vagas de emprego para engenheiros de várias áreas e especialistas em Tecnologias de Informação. Um número que poderá evoluir favoravelmente até dia 21 de maio, data de arranque do evento.

Na última edição do Engineers Mobility Days, realizada em abril do ano passado no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o evento atraiu 3400 profissionais que o visitaram presencialmente e cerca de 6000 que “marcaram presença” online, através do site do certame em www.engineersmobilitydays.eu. Números que a organização espera repetir ou mesmo aumentar este ano. A receita é semelhante à de edições anteriores: 41 empregadores representados (27 dos quais presencialmente) com necessidades de recrutamento na área da engenharia e conselheiros EURES de 14 países (dois dos quais apenas online).

O evento que é de participação gratuita mas de inscrição prévia obrigatória, reunirá oportunidades em áreas como a Engenharia Informática, Naval, Aeronáutica, Automóvel, Geotécnica, Civil, Eletrotécnica, Mecânica ou outras. Entre as 41 empresas presentes estão algumas novidades, mas também muitas organizações já habituadas a identificar talento em solo nacional, movidas pela reputação dos profissionais portugueses. Destacam-se nesta lista a National Oilwell Varco, que há muitos anos recruta em solo luso e que está agora a contrtar para a sua operação nacional, a Aker Solutions, as belgas Jan Nul Grup e Skyline, a britânica Aberdeen City Council, a Jaguar Land Rover ou a ABB.  A lista é vasta e as oportunidades também, mas aproveitá-las implica segundo a organização uma estratégia bem organizada de participação (ver caixa). Na última edição, esclarece o IEFP, a informação que foi possível recolher aponta para que 150 candidatos tenham sido recrutados no seguimento do evento realizado em Portugal.

Agarrar as oportunidades
O número de oportunidades de emprego disponíveis nesta edição do Engineers Mobility Days estará em evolução até ao dia do arranque do evento. Esta é que é a terceira edição dos Dias Europeus promoverá o encontro de vontades entre empregadores de toda a Europa que querem detetar talento e profissionais que procuram novas oportunidades de carreira. Seja qual for o número de vagas disponíveis nesta edição, o fundamental é que vá preparado para o evento de modo a potenciar ao máximo as suas hipóteses de sucesso.

O IEFP (Eures Portugal), enquanto organizador do evento, aconselha os participantes a estudar detalhadamente a informação das empresas presentes e dos projetos em que estão envolvidas, mas também o contexto dos países onde estão localizadas as vagas e os perfis profissionais que habitualmente recrutam. É também conveniente consultar online o programa do evento de modo a melhor organizar a sua visita, selecionando os países e empresas que quer abordar, identificando questões que queira colocar e que lhe possam colocar a si.

A inscrição prévia no evento é obrigatória e os participantes podem “visitar” o Engineers Mobility Days presencialmente ou online. No caso das visitas online, o IEFP aconselha a uma confirmação do programa no dia anterior. Para quem visita in loco, currículos em inglês devem ir consigo. Não esqueça também de lavar uma atitude positiva, um inglês treinado e uma postura assertiva.



OUTRAS NOTÍCIAS
O poder do pensamento criativo

O poder do pensamento criativo


Define a criatividade como a capacidade de gerar ideias inesperadas e pouco convencionais para problemas reais e quotidianos e acredita que alimentar constantemente o desenvolvimento desta compet&ecir...

Licenciados & Temporários

Licenciados & Temporários


Nos últimos anos, o cenário do Trabalho Temporário (TT) mudou. Não só aumentou o recurso das empresas a esta forma contratual, essencialmente para fazer face a neces...

Notas não determinam emprego

Notas não determinam emprego


Segundo Daniel Traça, diretor adjunto da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), seis meses depois de concluírem a sua formação 100% dos alunos da instituiç...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquiteto

Anónimo

Colaborador

Anónimo

Comercial / Diretor(a) Comercial

ERA BELÉM RESTELO & ERA ALCÂNTARA/AJUDA