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O poder do pensamento criativo

O poder do pensamento criativo

Yonathan Dominitz, o coach da criatividade que foi escolhido pela Google para treinar as suas equipas a nível mundial, vai estar em Portugal na próxima semana. O Expresso falou em exclusivo com o guru que vem explicar aos marketeers nacionais o real poder das ideias criativas para o sucesso.

16.05.2014 | Por Cátia Mateus


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Define a criatividade como a capacidade de gerar ideias inesperadas e pouco convencionais para problemas reais e quotidianos e acredita que alimentar constantemente o desenvolvimento desta competência, é gerador de impactos positivos a título profissional e pessoal. Yonathan Dominitz, coach na área da criatividade, tem conduzido através da Mindscapes, a empresa que criou, inúmeras multinacionais no desenvolvimento da criatividade interna. Nos últimos anos, mais de 20 Cannes Lions, incluindo três Grand Prix, foram atribuídos a trabalhos de agências treinadas por Dominitz e pelas suas “creative thinking tools”. O mentor da criatividade vai estar em Portugal, no próximo dia 20, onde participará na conferência Direct and Digital Marketing, organizada pela Mediapost.

A criatividade treina-se e aperfeiçoa-se. São estas as premissas base de Yonathan Dominitz o guru que já foi chamado a apoiar e empresas como a Google, Pepsico, Nestlé, Leo Burnett, BBDO, McCann, Ogilvy e outras, no desenvolvimento criatividade das suas equipas. Para Dominitz, “criar, desenvolver e avaliar ideias verdadeiramente criativas provoca medos, incertezas e o assumir do risco”. Uma “viagem” que para o especialista é mais do que justificada pelo impacto que provoca e pelos benefícios que gera.
Na intervenção que fará em Portugal Dominitz partilhará estratégias para ultrapassar o medo de ser criativo, através de um método simples que aplica na Mindscapes: creative thinking tools. “Para nós a creative thinking tool (ferramenta de pensamento criativo) sintetiza uma orientação específica da mente: como e para onde dirigir a mente (o pensamento) de modo a gerar novas ideias”, explica o especialista, enfatizando que este processo “ajuda a superar o nosso pensamento e estabilidade mental, gerados pelo hábito padronizado do uso da mente”.

Para Dominitz, “a criatividade não é restrita a nenhuma profissão ou negócio podendo, e devendo, ser encarada como uma fonte de valor acrescentado, em qualquer profissão”. Na Mindscapes, o especialista aplica a metodologia do pensamento criativo a profissionais do marketing e da publicidade, que batalham diariamente por serem mais criativos nos seus projetos. Na essência, explica, “esta metodologia ajuda as pessoas a utilizar a sua própria mente e talento criativo de uma forma mais estruturada e fértil. O que significa que os profissionais podem utilizar de forma mais rápida e eficaz o seu raciocínio e assim potenciar o impacto das suas ideias”. Yonathan Dominitz garante que a maioria dos profissionais que aplicam esta ferramenta no seu quotidiano relatam bons resultados e enfatiza que “as empresas que verdadeiramente entendem a importância da criatividade para os seus negócios, estruturam a sua organização de modo a potenciar essa criatividade”.

 Marketing Digital em debate

Além de Yonathan Dominitz, a conferência Direct and Digital Marketing, tratá a Portugal outros oradores de peso na área da criatividade e do marketing. Confirmados neste evento que reunirá a 20 de maio, no auditório Artur Agostinho, no Estádio de Alvalade, em Lisboa, estão já nomes como Drayton Bird, autor do livro “Commonsense Direct and Digital Marketing” e uma das personalidades mais reconhecidas a nível mundial na área do marketing, orientando agências como a Young & Rubicam, JWT FCB e Leo Burnett. O especialista foi considerado por David Ogilvy, com quem trabalhou diretamente, como um especialista de excelência que “sabe mais sobre marketing do que qualquer pessoa no mundo” e foi referenciado pelo Chartered Institute of Marketing como uma das 50 personalidades vivas que moldaram o Marketing atual. Uma lista da qual também fazem parte Philip Kotler, Tom Peters e Theodore Levitt.

A acompanhar Dominitz e Bird estará também o dinamarquês Michael Leander que soma uma sólida carreira na área das vendas, gestão e marketing, tendo integrado como júri eventos como o Eurobest. Nos últimos anos, Michael Lander tem apoiado como consultor várias multinacionais nas áreas de marketing multinacal, fidelização digital e Return on Marketing Investment (ROMI). Ao painel de oradores internacionais juntam-se Antoine Blachys Ferreira, diretor-geral da Mediapost que irá abordar casos de referência do grupo Mediapost em marketing Multichannel e Paulo Pinto, CEO ibérico da La Redoute que a abordará a evolução da empresa para um modelo multinacal, onde o digital representa quase 80% das vendas.



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