1 Comunique as razões da saída
Clarifique com honestidade as razões que o levam a abandonar o projeto mas evite cair no registo “queixinhas”, sobretudo se as suas razões incidirem em incompatibilidades com chefias ou colegas.
2 Elenque o que lhe agrada na empresa
Apesar das suas razões para sair, existirão aspetos positivos na empresa. Relate-os e ajude o líder a perceber o que pode ser determinante para aumentar a motivação dos que ficam.
3 Enriqueceu para além do salário?
Fale da forma como progrediu na empresa e não deixe de referir se sentiu, ou não, que lhe foram dadas oportunidades de adquirir novas competências e conhecimentos e se as que tem foram plenamente aproveitadas pela empresa. Um profissional não se alimenta hoje só de um bom salário e um bom cargo. A atualização de conhecimento e competências é fundamental.
4 Fale do reconhecimento
...o seu em relação à empresa, pelas oportunidades que lhe deu, e o da empresa em relação a si enquanto profissional. Sentiu-se reconhecido pelo trabalho que desenvolveu? Se não, deve assumi-lo sem rodeios. Isso dará ao líder uma noção do que pode estar a afastar os talentos da empresa e procurar formas de colmatar o problema.
5 Fale do futuro
Partilhe com o líder da empresa os seus objetivos de carreira e o que quer para si profissionalmente. Em muitos casos, esta conversa informal e honesta já levou muitos lideres a apoiar, junto da sua rede de contactos, profissionais que decidiram sair da sua empresa.