Notícias

5 regras para aproveitar uma entrevista de despedida

5 regras para aproveitar uma entrevista de despedida

Nem todas as entrevistas têm como objetivo a contratação. Também as há de despedida, sempre que um profissional decide ir embora. São menos comuns, mas podem ser muito relevantes para profissionais e empresas. Há cinco regras básicas para as aproveitar em pleno.

23.01.2017 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



1 Comunique as razões da saída
Clarifique com honestidade as razões que o levam a abandonar o projeto mas evite cair no registo “queixinhas”, sobretudo se as suas razões incidirem em incompatibilidades com chefias ou colegas.

2 Elenque o que lhe agrada na empresa
Apesar das suas razões para sair, existirão aspetos positivos na empresa. Relate-os e ajude o líder a perceber o que pode ser determinante para aumentar a motivação dos que ficam.

3 Enriqueceu para além do salário?
Fale da forma como progrediu na empresa e não deixe de referir se sentiu, ou não, que lhe foram dadas oportunidades de adquirir novas competências e conhecimentos e se as que tem foram plenamente aproveitadas pela empresa. Um profissional não se alimenta hoje só de um bom salário e um bom cargo. A atualização de conhecimento e competências é fundamental.

4 Fale do reconhecimento
...o seu em relação à empresa, pelas oportunidades que lhe deu, e o da empresa em relação a si enquanto profissional. Sentiu-se reconhecido pelo trabalho que desenvolveu? Se não, deve assumi-lo sem rodeios. Isso dará ao líder uma noção do que pode estar a afastar os talentos da empresa e procurar formas de colmatar o problema.

5 Fale do futuro
Partilhe com o líder da empresa os seus objetivos de carreira e o que quer para si profissionalmente. Em muitos casos, esta conversa informal e honesta já levou muitos lideres a apoiar, junto da sua rede de contactos, profissionais que decidiram sair da sua empresa.



OUTRAS NOTÍCIAS
Falta talento às tecnologias

Falta talento às tecnologias


Portugal é, segundo dados recentes do Eurostat, o país da União Europeia que nos últimos anos mais aumentou a proporção de população empregada p...

40 engenheiros informáticos a caminho da Bizdirect

40 engenheiros informáticos a caminho da Bizdirect


A transformação digital é o grande foco da Bizdirect, a tecnológica do grupo Sonae para 2017. A empresa liderada por João Mira Santiago, tem em marcha um plano de re...

Cooperativas geram empregos para jovens

Cooperativas geram empregos para jovens


Os jovens da cooperativa para a acção social e artística CoopCasa pegaram nas bicicletas para dinamizar o tradicional mercado da Praça da Fruta das Caldas da Rainha e agora...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Técnico Superior (Arquiteto Aplicacional)

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.)

Técnicos Superiores (Consultor SAP)

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.)