Notícias

Winning treina data scientists

Winning treina data scientists

A WINNING Scientific Management prepara-se um curso de formação de Data Scientists, com certificação profissional. Segundo a empresa, o curso é inovador no seu formato e nos objetivos: qualificar os profissionais do big data com as competências necessárias para fazerem descobertas que tragam valor acrescentado às empresas.

27.05.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Numa economia dominada pela tecnologia e pelo big data, a procura de data scientists (cientistas de dados) já supera a oferta de profissionais qualificados nesta área disponíveis no mercado. A sua esfera de atuação combina o melhor de três mundos: o dos negócios e das empresas, o da matemática e o das tecnologias de informação. Pode um só perfil combinar valências tão amplas? Pode, mas o treino e a formação são essenciais. A consultora WINNING Scientific Management, anunciou a criação do Curso de Formação e Certificação em Data Science, que diz ser o primeiro a nível nacional a conferir certificação nesta área. O seu objetivo é “qualificar profissionais do big data com as competências adequadas para fazer descobertas que tragam valor acrescentado ao negócio das organizações, através da aplicação de metodologias científicas”, explica Leandro Pereira, CEO da empresa.

O curso tem inicio previsto para setembro e visa cimentar a qualificação de profissionais que há uma década não existiam, mas cuja popularidade internacional não pára de crescer. O papel dos cientistas de dados (data scientists) num contexto empresarial claramente orientado para o paradigma da ciência de dados é cada vez mais essencial. Eles são determinantes “para lidar com o imenso e disperso volume de informação que não pode, nem deve ser ignorado, uma vez que integra importantes insights e segredos de negócio”, explica Leandro Pereira.?Segundo o CEO da WINNING, “em determinadas indústrias, a escassez de cientistas de dados começa a ser um sério entrave ao desenvolvimento das organizações, como é o caso dos setores da Banca, retalho e das Telecomunicações”.

Leandro Pereira explica ainda que “quando uma organização possui dados disponíveis, torna-se essencial assegurar que possui, igualmente, profissionais que possam processar, analisar, compreender, correlacionar e retirar as reflexões que causam verdadeiro impacto ao negócio”. Foi com base nesta convicção que a consultora estruturou o curso que se prepara para lançar, em parceria com o Management Consulting Institute.?O Curso de Formação e Certificação em Data Science aplica os métodos de gestão científica e a prática de técnicas avançadas de resolução de problemas (problem solving), business research (pesquisa), teste de hipóteses, análise causal, modelos preditivos, análise fatorial, algoritmos e estrutura de dados, inteligência artificial e big data.

Na formação serão aplicadas técnicas específicas que introduzem práticas de alto desempenho ao dia-a-dia dos gestores, alavancando as suas carreiras profissionais para um patamar de excelência e talento capaz de ampliar o valor que os gestores aportam às empresas. O CEO da WINNING garante que a parceria estabelecida com o Management Consulting Institute possibilita a certificação dos participantes no curso que terão acesso a um reconhecimento de competências válido em Portugal, mas também internacionalmente habilitando-os a trabalhar como data scientists em empresas de todo o mundo.



OUTRAS NOTÍCIAS
50 empresas para fazer carreira

50 empresas para fazer carreira


Durante os últimos meses, a consultora de employer branding Universum inquiriu mais de um 1,3 milhões de estudantes em todo o mundo para alcançar o ranking dos empregadores que ma...

Nas empresas a idade não pode ser o problema, mas sim a solução

Nas empresas a idade não pode ser o problema, mas sim a solução


Dizer que a geração dos baby boomers (nascida entre a década de 50 e 60) tem maiores dificuldades em adaptar-se à tecnologia e por isso é preferível apostar n...

€120 mil para 'digitalizar' a indústria alimentar

€120 mil para 'digitalizar' a indústria alimentar


O júri do programa METRO Accelerator, constituído por mentores e investidores, vai voltar a selecionar boas ideias tecnológicas, capazes de revolucionar os serviços de rest...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS