Notícias

Universidade do Algarve encerra algumas licenciaturas

13.06.2003


  PARTILHAR






João Barreiros

DEPOIS de ter alcançado o ano passado a mais baixa taxa de ocupação de vagas entre todas as universidades portuguesas, a Universidade do Algarve decidiu antecipar-se ao Governo e propôs um corte no número de lugares disponíveis de aproximadamente 10%, decidindo igualmente reestruturar alguns cursos.


Segundo Adriano Pimpão, reitor desta universidade, "o estudo das taxas de ocupação permitiu concluir que existia um número exagerado de vagas face à procura, em alguns casos, e uma necessidade de proceder a alterações nos cursos, noutros casos".

Um exemplo das mudanças que serão implementadas no próximo ano lectivo é o do curso de química, que possui uma procura baixa: foi decidido prescindir da área científica, aumentando os esforços na área da química aplicada, "que garante uma maior empregabilidade aos nossos diplomados", refere o reitor.

A reestruturação dos planos de licenciatura ditará, na prática, o encerramento de alguns cursos, nomeadamente os de menor procura, um processo visto na Universidade do Algarve como normal:

"Temos de estar atentos ao que se passa à nossa volta, não podemos fingir que não vemos o que está a acontecer. O número de candidatos deve baixar este ano cerca de treze por cento, de acordo com o Ministério, e por isso é razoável baixar o número de vagas"
, defende Adriano Pimpão.

O também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas alerta, no entanto, para o perigo de cortar excessivamente nas ofertas feitas pelas escolas: "Não podemos diminuir muito a capacidade instalada, até porque dentro de três ou quatro anos deveremos ter de novo um aumento do número de candidatos", refere. "A acontecer esse corte, poderá repetir-se o que aconteceu com os cursos de medicina, com os resultados que agora são visíveis", adverte Pimpão.

Futuro com mais estudo?

Os estudos demográficos existentes e a decisão governamental de combater o abandono escolar e de aumentar para doze anos a escolaridade obrigatória deverão aumentar o número de jovens com vontade de prosseguir os seus estudos, na opinião do reitor da Universidade do Algarve.

Recorde-se que na semana passada os reitores e o Governo chegaram a um acordo no sentido de adiar para 2004/2005 a introdução de cortes nas vagas dos cursos do ensino superior, que Pedro Lynce propusera para o próximo ano lectivo.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS