Notícias

TÜV reforça cursos de energia

TÜV reforça cursos de energia

A energia é um sector estratégico e a TÜV Portugal está a alargar a sua oferta na área.
15.06.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A energia tem sido sucessivamente apontada como uma área com potencial nacional e um sector em expansão. A pensar na qualificação constante dos profissionais interessados em operar neste sector, a TÜV Rheinland Portugal está a reforçar a sua oferta formativa.

São três os novos cursos da empresa especializada em serviços de certificação: uma pós graduação em Energia Solar, um curso de Gestor Energético e outro de Sistemas de Gestão de Energia - Norma ISO 50001. A oferta dirige-se a quadros médios e superiores de empresas e organizações, mas não só. Os licenciados ou bacharéis nas diversas áreas da engenharia, estão também entre o público-alvo destes cursos, cujo principal intuito é “dotar os formandos de conhecimentos relativos à utilização de energia, com vista à gestão da eficiência energética, à identificação de potenciais de redução dos consumos e da fatura energética”, explica a Tüv Portugal. Segundo a empresa, qualquer uma das formações possibilitará ainda aos participantes a apreensão de conhecimentos gerais intrínsecos à norma ISO 50001 e outros relativos, por exemplo, à utilização das tecnologias para aproveitamento da fonte solar.

Com uma duração variável entre as 16 e as 132 horas (no caso da pós-graduação), os conteúdos programáticos deste cursos que arrancam este mês e em julho, abordarão temas como o contexto energético mundial, estratégias para a energia a nível europeu e nacional, metas comunitárias e nacionais para o sector, principais indicadores energéticos, enquadramento geral da utilização de energia, a diferenciação dos conceitos de energia, os impactos macroeconómicos em relação à utilização de combustíveis fósseis vs energias renováveis, entre muitos outros temas.

Especialização de recrursos humanos
Os novos cursos espelham o investimento da empresa na certificação de competências associada às reais necessidades das organizações. Além de promover estas formações, a TÜV tem vindo a posiciona-se como parceira das organizações avaliando as suas necessidades de formação e definindo um plano adaptado às suas exigências. A empresa tem vindo a apostar na certificação de pessoas, reconhecendo as competências dos colaboradores individualmente dentro das empresas, com vantagens competitivas no mercado internacional, sobretudo numa altura em que se assiste a uma crescente emigração de mão-de-obra qualificada no país.
Com arranque previsto já para este mês, as inscrições para os três novos cursos na área da energia estão já a decorrer, na página da TÜV em www.tuv.pt.



OUTRAS NOTÍCIAS
Trabalho por tarefas é saída para o desemprego

Trabalho por tarefas é saída para o desemprego


Oportunidades sustentadas por uma cultura de meritocracia e talento, num modelo onde o contrato de trabalho é o menos relevante. Os freelancers estão a ganhar expressão e os portugueses estão cada vez...

Fraunhofer Portugal recruta investigadores

Fraunhofer Portugal recruta investigadores


O Fraunhofer Portugal AICOS (Research Center for Assistive Information and Communication Solutions) está a recrutar para a sua estrutura de I&D, investigadores com doutoramento na área da interação ho...

Brinquedos didáticos geram projeto online

Brinquedos didáticos geram projeto online


Foi o caso de Lília Pedro e de Francisco Lontro, licenciados em educação especial e reabilitação. Há cerca de três anos, em Leiria, pegaram em algo t&at...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS