Notícias

Talento: como se deteta a excelência

Talento: como se deteta a excelência

O bom líder é aquele que reconhece a relevância de se rodear de profissionais que discordam dele e que sabe gerir a diversidade de ideias, convicções e estratégias. Para o académico e guru da gestão Jeff DeGraff, esta é a primeira premissa de sucesso em qualquer organização. 

23.11.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A chave é encontrar pessoas que não pensam como você, que podem preencher as suas lacunas e limitações e compensar suas fraquezas. Esta é para Jeff DeGraff, o professor americano que há anos se dedica a ajudar empresas a gerir e reter o seu talento, a estratégia-âncora de gestão para o sucesso e inovação de qualquer empresa. O guru reconhece o desafio que é para um líder contratar talentos “que pensam diferente”, mas enfatiza “é da divergência e de pensamentos disruptivos e fora da caixa que nasce a inovação”.

“O maior mito sobre inovação é o de que ela é feita apenas por génios que trabalham sozinhos. A verdade é que a inovação acontece quando as pessoas comuns aprendem a trabalhar em equipa”, explica Jeff DeGraff. Identificar estas “pessoas comuns” é o primeiro passo e uma boa estratégia pode passar, segundo o especialista, pelo recurso ao designado “talent scouting”, o processo onde especialistas na deteção de talento identificam os profissionais que podem (se colocados nos departamentos certos) fazer a diferença no contexto do negócio. “Falamos de professores, coaches, formadores, especialistas em recrutamento ou outros líderes inspiracionais que têm um ‘olho natural’ para detetar talento e alimentar a criatividade construindo equipas eficazes”, explica o guru enfatizando que “o ambiente ideal para captação e retenção de talento é sempre aquele em que o líder reconhece a necessidade de incentivar a partilha de opiniões, mesmo que divergentes, e a colaboração dentro da organização”.

Jeff DeGraff reconhece que este processo de talent scouting leva tempo. “É uma espécie de compromisso a longo prazo para o crescimento dos profissionais e, consequentemente, da empresa”, refere. Na essência, trata-se de cultivar dentro das equipas a busca constante por novos conhecimentos e pela construção de uma cultura organizacional permanentemente dinâmica. O tempo que demora este processo a gerar resultados é imprevisível, mas apesar disso o professor acredita que “uma vez operacionalizada a criação de uma equipa diversificada, de alto desempenho e rendimento e com talento de alto nível, a cultura organizacional da empresa será sustentável no futuro”.

Com sucesso comprovado na deteção, desenvolvimento e retenção dos melhores talentos, mas também no estabelecimento de um conjunto de valores partilhados e “na criação de um ambiente de trabalho colaborativo, onde as pessoas são encorajadas a aprender com seus erros”, o talent scouting é uma ferramenta cada vez mais utilizada em permanência por organizações multinacionais de diferentes setores de atividade. Porém, a ferramenta exige uma preparação prévia por parte dos líderes da organização. Antes de recorrer a este serviço, o gestor deve “preparar a entrada das pessoas certas”. Para isso DeGraff aconselha a que sejam determinadas as reais necessidades da empresa, avaliando os pontos fortes e as lacunas da equipa atual. Ultrapassada esta fase, explica o guru, “há que começar a identificar as pessoas que podem trabalhar num ambiente com valores como a empresa em questão, que trabalharam com sucesso com membros de outros grupos ou equipas, que tiveram de ensinar a outros matérias da sua área de intervenção ou até clientes que sejam apaixonados pelos produtos ou serviços da sua empresa”.

Selecionar e reter talento exige ainda que as novas contratações sejam integradas de forma correta e que lhes seja garantido total acompanhamento e tutoria nos valores e práticas da empresa, durante o processo de integração. “Dê aos novos talentos folga em termos de tempo, espaço e recursos, bem como a oportunidade de improvisar”, enfatiza Jeff DeGraff adiantando que “o objetivo é incentivar os profissionais a desafiar barreiras” e para isso “é preciso promover a tomada de decisões e riscos e evitar a imposição de estruturas de controle que negam a talentos de elevado potencial as experiências que eles precisam de ultrapassar para crescer”, reforça o especialista. 



OUTRAS NOTÍCIAS
Profissões com 'prazo de validade'

Profissões com 'prazo de validade'


Em dez anos, algumas das profissões que conhece poderão já não existir. Tal como já sucedeu no passado, a evolução tecnológica continuará...

Cincork treina líderes da cortiça

Cincork treina líderes da cortiça


Com um currículo estruturado em quatro módulos distintos, o programa avançado de Gestão Industrial na Fileira da Cortiça será lecionado por professores do Dep...

Tecnológicas aumentam contratações

Tecnológicas aumentam contratações


Nos próximos três anos, as contratações no sector nacional das tecnologias de informação deverão aumentar 30%, a um ritmo de crescimento de 10% ao ano. ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS