No último ano, a consultora tecnológica portuguesa PrimeIT alcançou um volume de faturação de 16,5 milhões de euros. O número está consolidado nas apostas que a empresa fez em mercados internacionais e na estratégia que desde a sua criação adotou como âncora: ser global, sem perder a raiz nacional. No próximo mês, a PrimeIT abre novo escritório fora de portas, em Inglaterra, e ainda este ano deverá inaugurar outro em Lyon (França). Daniela Ferreira, responsável de Recursos Humanos e Comunicação da PrimeIT Consulting, assume a ambição da empresa alcançar a fasquia dos mil colaboradores até 2017. Em Portugal, a equipa deverá crescer dos atuais 410 quadros para os 600. Internacionalmente, a meta é totalizar 400 colaboradores.
Tecnologias de Informação, Telecomunicações, Energias e Infraestruturas são as quatro áreas core da PrimeIT no que diz respeito a novas contratações. A empresa está neste momento a contratar 90 novos quadros para funções de gestão e de tecnologia, em várias áreas, mas promete não ficar por aqui. A meta para 2014 é integrar 150 profissionais, 40 dos quais para funções internacionais, mais especificamente em Paris (França), para a operação da Prime Engineering. Com as novas inaugurações previstas para Inglaterra e Lyon, o número deverá crescer.
Qualquer processo de recrutamento para a empresa cumpre, segundo Daniela Ferreira, pelo menos três fases. A consultora sustenta parte do seu processo nas várias parcerias que tem firmadas com instituições de ensino como o Instituto Superior Técnico, o Instituto Superior de Economia e Gestão, o ISCTE-IUL ou a Católica. Com uma população jovem cuja média de idades ronda os 27 anos, Daniela Ferreira reconhece o desafio de liderar a atração e retenção de talento de uma empresa com as características da PrimeIT, muito orientada para a internacionalização.
Competência, flexibilidade e capacidade de adaptação são para a responsável de RH da PrimeIT trunfos relevantes que qualquer profissional deve ter para triunfar no mercado de trabalho atual. Depois, garante, há outros: “demonstrar capacidade de resposta às necessidades da empresa, não só na esfera de competências dentro das quais trabalha, mas também naquilo que a empresa considerar que possa ser o contributo do colaborador em questão”, conclui.
Daniela Ferreira
26 anos
Responsável de Recursos Humanos e Comunicação da PrimeIT
Formação:
É licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, pela Escola Superior de Comunicação Social e mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas, pela mesma instituição.
Percurso:
Iniciou a carreira como consultora de comunicação numa empresa especializada no sector das Tecnologias de Informação (TI), onde permaneceu durante três anos. Desde outubro de 2013 que integra a equipa da tecnológica PrimeIT, acumulando a gestão de comunicação da marca e também a responsabilidade pela liderança do departamento de Recursos Humanos (RH).
Desafio atual:
Gerir o departamento de RH da PrimeIT, captando “os melhores talentos do mercado” e contribuindo ativamente para a internacionalização da empresa.
Competências que mais valoriza:
Atitude positiva perante a adversidade, espírito de missão e competência técnica.