O programa Treino Intensivo de Liderança (TIL) resulta de uma parceria entre a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Academia Militar e soma já sete edições, fiel ao seu objetivo basilar: formar, preparar e testar líderes empresariais de sucesso. A edição 2014 desta formação avançada arranca já a 19 de maio e prolongar-se-á por cinco dias intensos, onde as sessões de treino físico são combinadas com treino psicológico, capaz de trabalhar factores como a gestão do stress e de conflitos, a coordenação de equipas, a inteligência emocional ou outras.
Sete anos depois da sua criação, o TIL, também designado de curso de liderança em contexto militar, continua a captar o interesse dos empresários. Na edição deste ano, esta formação avançada em modo de “recruta empresarial” surge consolidada ao nível das competências a desenvolver. A liderança dos empresários e quadros participantes será trabalhada através de um reforçado programa de atividades práticas que contempla, por exemplo, provas de orientação topográfica, provas de situação e adaptação ao meio ambiente ou sessões de treino físico e desportos. As atividades estão distribuidas pelas várias instalações da Academia Militar, em Lisboa, preparadas para receber os novos “recrutas” durante cindo dias. No decorrer da formação, os participantes verão as suas capacidades serem testadas ao máximo, em atividades que terão sempre subjacentes lições de gestão de stress, coordenação de equipas, autocontrolo, motivação, influência, persuasão, comunicação assertiva, planeamento, estratégia e processos de tomada de decisão.
Segundo a organização, “as estratégias e processos de formação das chefias militares são aplicadas à realidade empresarial num programa que, apesar de maioritariamente prático, continua a ser complementado por atividades ondoor e de cariz teórico, não menos diferenciadoras e surpreendentes para o comum dos empreendedores ou executivos, que vive alheado da realidade militar”. Entre as experiências proporcionadas pelo TIL destacam-se trajetos em carros blindados, testes com meios de visão noturna, utilização de espaços de treino militar onde se simulam cenários de guerra e de sobrevivência. A ANJE e a Academia Militar asseguram que “todas as simulações e exercícios serão vivenciados em analogia com a realidade empresarial, de modo a equiparar o comportamento dos formandos no terreno à sua capacidade de reação e de tomada de decisões perante as adversidades que transformam o quotidiano das empresas num desafio profissional cada vez mais exigente”.