Desde pequenas que utilizam produtos biológicos, muitos comprados fora de Portugal. Em 2009, resolveram explorar esta área criando uma empresa em torno da cosmética biológica. Nasceu assim a Organii que conta já com diversas lojas em Lisboa e Porto e deu origem a uma nova marca, há dois anos, virada para o bebé. “Sempre tivemos um lado biológico e este tipo de cosmética era algo que já usávamos. Em Portugal havia pouca oferta deste tipo de produtos e a Cátia surgiu com a ideia de criar uma empresa nesta área”, explica Rita Curica.
Inicialmente tinham como objetivo manter os seus postos de trabalho e abrir uma loja em part-time. Contudo, o plano não foi exequível. “As marcas com que íamos trabalhar não tinham representação em Portugal e sem ela era impossível comercializar os produtos. Começámos a pensar também na parte de representação dessas marcas, para nós e também para outras lojas”, acrescenta Rita Curica.
A ideia estava lançada e durante os primeiros dois anos as irmãs dedicaram-se de corpo e alma à criação deste projeto empresarial que se iniciou com investimento próprio. Durante esse tempo não tiveram ordenado e contaram sempre com o apoio da família para concretizar a sua ideia. Neste momento, apenas Rita Curica se dedica a tempo inteiro à Organii. A irmã mantém outra atividade. Na altura em que que lançaram a empresa, as empreendedoras não fizeram qualquer estudo de mercado pois, garantem, “este é um negócio que nasce do coração”.
Desde 2009 e para além da representação comercial das marcas que vendem, contam com quatro lojas da Organii em Lisboa e uma no Porto, em regime de franchising. Há pouco mais de dois anos, quando Cátia engravidou, surgiu a ideia de criar a Organii Bebé. “Começou com a procura de produtos para a Cátia”, conta a irmã. O conceito foi inicialmente desenvolvido em parceria com uma outra empresa, mas desde setembro de 2013 que é liderado em exclusivo pelas empreendedoras. Nesta área contam já com cinco lojas em Lisboa (além das quatro da Origanii), onde vendem produtos biológicos e naturais que vão desde roupa a fraldas.
As empreendedoras apostam ainda na formação dos seus dez colaboradores e na polivalência, sendo que todos têm experiência de trabalho de balcão e armazém. É que a sua estrutura é pequena e têm de estar preparados para assumir diversas funções. “Somos uma empresa recente e já tivemos várias adaptações e temos de ser flexíveis para com o mínimo de recursos irmo-nos adaptando às necessidades que vão surgindo”, finaliza Cátia Curica.
BI Empresarial
Promotores:
Cátia Curica, 35 anos, licenciada em Farmácia e Medicina Tradicional Chinesa
Rita Curica, 32 anos, licenciada em Arquitetura
Área de atuação:
Comercialização de produtos de cosmética biológica. Tratam-se de produtos naturais, de agricultura biológica, sem pesticidas ou herbicidas. Na Organii Bebé comercializam produtos biológicos e naturais para puericultura.
Data de criação:
2009
Postos de trabalho criados:
Dez.
Investimento inicial:
100 mil euros.
Pontos chave para o sucesso:
Para as empreendedoras e para se ser bem-sucedido no mercado é fundamental ter um excelente produto e atendimento que faça a diferença.
Conselhos de atuação:
“Escolham qualquer coisa que gostem de fazer e pela qual sintam paixão”, aconselham as empreendedoras a quem quer criar o seu negócio. Consideram ainda necessário ter disponibilidade e energia para trabalhar de corpo e alma no projeto, serem criativos e apostarem numa boa equipa de trabalho.
Website:
www.organii.pt