Notícias

Sucessão de liderança ganha nova dinâmica

A recuperar os recentes abalos económicos ao tecido empresarial nacional está cada vez mais centrado na gestão das sucessões. Captar e reter os melhores talentos e líderes de excelência para ultrapassar momentos de crise é agora a grande preocupação de quem gere os recursos humanos nas organizações.
29.12.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A forma como as empresas gerem os seus talentos sofreu grandes alterações nos últimos anos, fruto das contingências impostas pelas dificuldades económicas globais. A sucessão das lideranças foi uma das áreas onde a mudança foi mais notória. Com a retoma económica surge uma mudança de atitude na gestão do capital humano, não só em Portugal mas em todo o mundo. A competição pela conquista e retenção dos melhores talentos está ao rubro e é uma tendência que veio para ficar.

Os indícios, ainda que tímidos, de uma possibilidade de recuperação da economia global estão a levar as principais empresas da região Europa, Médio Oriente e África (EMEA) a redesenhar os seus programas de gestão de talentos, colocando maior ênfase na gestão de pessoas e na competição pelos melhores. Contudo, segundo um estudo da consultora Mercer, “menos de 10% acreditam que a organização para a qual trabalham esteja apta a avaliar o impacto das decisões e investimentos que concretiza neste domínio”.

O inquérito da consultora, no qual participaram 290 organizações multinacionais (200 europeias e 90 do Médio Oriente e África), revela que mais de metade das organizações dizem já ter saído da recessão ou estarem em vias de ultrapassar as dificuldades. Curiosamente, revela o estudo, “45% dos inquiridos no Médio Oriente e 23% dos europeus afirmam nunca ter deixado de crescer”. Indo de encontro a esta tendência de crescimento, a maioria das empresas está agora a planear mudanças para os seus programas de gestão de talentos.

A sucessão das lideranças está na lista das prioridades das empresas em matéria de gestão de talentos, num período de três a cinco anos. Cerca de 40% das empresas na Europa e 35,6% no Médio Oriente, assumem esta questão como basilar em matéria de política interna de recursos humanos. A par com esta questão, outras se elegem como prioritárias para os empregadores europeus: a formação, o desenvolvimento de líderes e a identificação e contratação e retenção de colaboradores de elevado potencial. No Médio Oriente, o desenvolvimento de lideranças é uma reocupação acrescida.

Para Diogo Alarcão, partner da Mercer, “o ambiente económico adverso forçou as organizações a fazerem mudanças radicais nos recursos humanos e nos programas de gestão de talentos. Agora que a situação permite maior otimismo, estão planeadas revisões”. O especialista adianta ainda que “há dois fatores que estão em jogo: por um lado, as mudanças demográficas são adversas às organizações pois existe uma geração de gestores que está a aproximar-se da reforma e as empresas estão preocupadas com a sua sucessão. Por outro, a recessão e os layoffs e reorganizações por ela provocadas, levaram a um comprometimento da disponibilidade de futuras lideranças dentro das empresas”. Para Diogo Alarcão, “as organizações têm agora de se preocupar, mais do que nunca, com a gestão ativa do desenvolvimento de lideranças e processos de sucessão”.

Não parecem existir dúvidas da importância crescente que a gestão de talentos tem vindo a ganhar para as organizações. São cerca de 80% as empresas inquiridas pela Mercer a colocar este fator no centro das suas políticas de recursos humanos. Mais de metade dos inquiridos diz mesmo que é uma prioridade imediata e a quase totalidade das empresas antecipam um aumento exponencial da competição nos próximos anos no que toca ao recrutamento de talentos.

Porém, a confiança das organizações na perspetiva da capacidade de atingir os seus objetivos na gestão de talentos não é, diz o especialista, consensual. “Na Europa os inquiridos estão mais confiantes quanto à capacidade de articular o desempenho dos colaboradores com os objetivos de negócio (50%), mas apenas 37% acreditam conseguir aplicar sistemas de análise quantitativa para medir e avaliar os investimentos em talento”, explica o especialista adiantando que os resultados são similares no Médio Oriente.


OUTRAS NOTÍCIAS
Carreiras em ziguezague fomentam sucesso

Carreiras em ziguezague fomentam sucesso


Já lá vai o tempo em que os executivos encaravam as suas carreiras numa perspetiva meramente ascendente, como uma escada, onde cada degrau conquistado significava mais responsabilidade e...

Há emprego no calçado

Há emprego no calçado


A fileira do calçado emprega em Portugal cerca de 44 mil profissionais. É um dos setores com melhor desempenho na economia nacional nas últimas décadas chegando a crescer, ...

Siemens atrai talentos

Siemens atrai talentos


A Siemens Portugal vai fechar o ano em “recrutamento agressivo”, um processo que se prolongará durante os primeiros meses de 2011. O objetivo é recrutar cerca de 100 pessoas até M...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS