Tem uma duração total de 60 horas, “é única em Portugal, vai preparar os futuros CEO para os grandes desafios que terão de enfrentar”. Quem o afirma é Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e da Startup Braga, impulsionadora da iniciativa. O gestor justifica a criação da School of CEO com o facto de, cada vez mais, ter um bom produto ou uma boa ideia não ser hoje suficiente para garantir o sucesso de um projeto. A escola está pensada para formar CEOs ajudando-os, por exemplo, “desenvolver estratégias para apresentar o produto ao mercado, liderar uma equipa e até mesmo dominar conceitos essenciais de gestão”.
A School of CEO resulta de uma parceria entre a Startup Braga, a InvestBraga e a Universidade do Minho, e tem o seu primeiro curso previsto para o início de março de 2017. Lecionada ao longo de seis semanas e em horário pós-laboral, a School of CEO está pensada para preparar os líderes de todo das empresas nacionais para os atuais desafios de gestão organizacional, sobretudo aqueles que acabam de assumir funções de liderança de topo.
O curso está organizado em três módulos, mas disponibiliza aos participantes também um conjunto de disciplinas opcionais, destinadas a suprir eventuais necessidades ou dificuldades que identifiquem no seu dia-a-dia. Aspetos como a estratégia de desenvolvimento do negócio, marketing, vendas, finanças e recursos humanos fazem parte do leque de conteúdos a abordar no curso. As inscrições para a primeira edição da School of CEOs, que arranca a 3 de março do próximo ano, já estão a decorrer. O programa tem um custo total de €1200 euros, mas as inscrições antecipadas (até 31 de dezembro) beneficiam de uma redução do valor.