Mais do que explicar como se deve comunicar nos media sociais, partindo de estratégias e planos, o curso está vocacionado para a reflexão e debate das razões que explicam o comportamento humano e a atração dos utilizados pelas novas plataformas sociais. A pós-graduação em Comunicação e Media Sociais da Escola de Pós-graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa soma três edições e tem surgido sucessivamente renovada, à mesma velocidade com que evoluem e se renovam as plataformas sociais digitais. A edição deste ano já está em marcha e está a receber candidaturas até 8 de março.
O curso deverá arrancar já no próximo mês e decorrerá até julho. Contando com um corpo docente especializado no sector da comunicação e dos media, a pós-graduação em Comunicação e Media Sociais está focada em promover a atualização de conhecimentos dos profissionais do sector e a reflexão e debate em torno dos desafios que as novas plataformas sociais digitais colocam ao exercício do jornalismo, à comunicação e ao sector dos media como um todo. Segundo a instituição, trata-se de refletir sobre “as práticas comunicacionais e de utilização dos media sociais, o seu impacto e o modo como as organizações podem lidar com esta realidade obtendo benefícios para todos os seus stakeholders”.
Nesta edição o curso contará com a parceria da empresa de consultoria criativa TORKE+CC que assegurará no curso o Laboratório de Criatividade, um módulo que “cruzará uma abordagem académica com benchmarketing de casos práticos de sucesso, centrada no pensamento estratégico e criativo”. Nas várias sessões previstas no âmbito deste laboratório serão promovidos diversos de brainstorming, bem como outras técnicas de estímulo à criatividade e ao trabalho criativo, tais como design thinking. Desmistificar o conceito de redes sociais e media sociais e o seu papel enquanto ferramentas capazes de propiciar a sociabilidade e a colaboração como canais de baixo investimento e elevado envolvimento proporcionando, simultaneamente, oportunidades e riscos, é a grande ambição da pós-graduação.