Sob o mote "Quem semeia conhecimento, colhe desenvolvimento" o Grupo JMV - José Maria Vieira S.A., tem em curso a segunda edição do Projecto Seed, um programa que visa promover a ligação entre os estudantes e o mundo das empresas, nas áreas de actuação da JMV: os vinhos e a torrefacção e distribuição de café. As candidaturas a este projecto decorrem até 15 de Julho de 2010, prazo limite para os jovens apresentarem as suas propostas de inovação para as áreas vitais do grupo.
Estimular os projectos de estudo, investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação associados aos segmentos do café e dos vinhos, areas core do Grupo JMV e onde Portugal tem uma forte tradição, são as metas do Projecto Seed. Mas esta iniciativa, centrada nas potencialidades do tecido académico luso, chama ainda a si o desafio de "fomentar o espírito pragmático e funcional dos estudantes universitários, desenvolver a sua capacidade de aplicação de conceitos apreendidos durante a formação a um contexto empresarial e potenciar a troca de conhecimento entre as universidades e as empresas".
Segundo a entidade organizadora do programa, "esta iniciativa vem evidenciar duas preocupações centrais do Grupo JMV: fomentar a interacção entre o mundo académico e o mundo empresarial, permitindo aos jovens estudantes um contacto directo com uma vertente mais prática que irá complementar a sua formação académica e premiar o interesse dos melhores em áreas onde Portugal tem capacidade para se afirmar no mundo".
Na verdade, o país evidencia forte potencial nos sectores dos vinhos e café. Uma conjuntura, de resto, comprovada pelo dinamismo desta empresa, "Embora mantenha o carácter familiar e utilize capitais exclusivamente portugueses, o Grupo (que factura cerca de 50 milhões de euros anuais) está presente em mais de 50 países dos cinco continentes", refere fonte da JMV.
A actividade deste grupo iniciou-se em 1962, começando por se dedicar ao comércio grosso de produtos alimentares, vinhos e bebidas espirituosas. Ao longo do tempo foi ampliando as suas áreas de negócios, formando hoje um grupo constítuido por cinco empresas: JMV - José Maria VIeira, SA (centrada na distribuição de vinhos de prestígio, bebidas e café da marca Torrié), a Sociedade dos Vinhos Borges S.A. (uma das principais empresas nacionais do sector), a Torrelsa, S.A. (empresa espanhola que exerce actividade na torrefacção de cafés e distribuição de bebidas), a Normanvi, Lda (empresa que comercializa e dá assistëncia técnica de máquinas de café e equipamentos de frio) e a JMV Food Service Canada, Ltd (empresa recentemente criada no Canadá).
O Projecto Seed é transversal a todas as empresas do grupo e direcciona-se a estudantes de todas as áreas de formação. "Os trabalhos deverão ser baseados no Grupo JMV, nas suas empresas, marcas e áreas de negócio", faz saber fonte do grupo. Nesta edição, os prémios no valor de 1000 euros, 750 euros e 500 euros, serão atribuídos após avaliação de um júri aos três melhores trabalhos elaborados sobre temáticas como a Gestão e Marketing, Design e Multimédia, Ambiental, Responsabilidade Social, Psicologia do Trabalho, Café e Saúde, Vinho e Saúde, entre outros.
O Grupo faz saber que as candidaturas podem ser formalizadas até 15 de Julho de 2010, através do sítio da empresa em www.jmv.pt/seed e que "rigor, profundidade, coerência, inovação, sentido crítico, originalidade, criatividade e potencial de aplicabilidade são critérios a avaliar".
Na última edição, que decorreu no ano lectivo 2008/2009, sagraram-se vencedores os projectos apresentados por estudantes do IPAM Aveiro, Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Escola Profissional de Comércio Externo.