Notícias

Professor Gretz dá lições de liderança

Inspirou Scolari e é um dos maiores 'gurus' em motivação
20.10.2006


  PARTILHAR



Marisa Antunes Foi agricultor, feirante, mais tarde gestor e professor universitário. Em todas estas actividades sobressaiu sempre a sua capacidade de liderança e de mobilização. A tal ponto que resolveu partilhar com os outros a sua visão empresarial e de estratégia para alcançar metas e objectivos profissionais. Hoje, João Roberto Gretz é considerado um dos maiores oradores motivacionais do Brasil, distinguido com o troféu ‘Top of Mind 2004', na categoria de palestrante do Ano, com os votos de milhares de profissionais de Recursos Humanos daquele país.


Antecipando a sua vinda a Portugal para dar algumas conferências, trazido pela empresa IziPalestras, o professor Gretz — como é habitualmente designado —, deixou algumas dicas para os leitores do Expresso, onde falou sobre motivação e liderança, temas recorrentes das suas obras.

Um dos seus livros — ‘Voando como a águia' — passou a ser um dos mais vendidos em Portugal quando Luiz Felipe Scolari resolveu adoptá-lo como fonte de inspiração para os jogadores da Selecção no Mundial de 2006. “Neste livro, eu lembro que a primeira atitude para se atingir o sucesso é ter uma meta. O mesmo deveria acontecer connosco. Cada profissional precisa saber o que se espera dele e qual é o ponto em que ele atinge o objectivo, e como pode superá-lo para ser ainda mais bem sucedido naquilo que faz. Acho por isso recomendável que se estabeleçam prémios, inclusive remunerações extras, para quem atinge as metas e supera os desafios”, sublinha o especialista.

Técnicas de motivação que podem ser potenciadas quando associadas a uma liderança firme e produtiva. “O que desmotiva as pessoas também é o não-reconhecimento da importância do seu trabalho, principalmente quando ela própria não percebe a importância do que faz. Por esta razão, considero que o elogio e o estímulo são excelentes ferramentas comportamentais”, reforça o professor Gretz.

Qual deve ser então o perfil de um bom líder? “O líder deve ter entusiasmo e saber transmiti-lo aos seus liderados. Eu analiso em minhas palestras, por exemplo, as atitudes do técnico Scolari ao lado do campo, em comparação ao comportamento de outros técnicos. O seu contagiante entusiasmo impulsiona a sua equipa. O melhor exemplo foi ver, aos 47 minutos do segundo tempo no jogo entre Portugal e França, o goleiro português jogar no ataque por quase um minuto. Somente um líder entusiasta passa para seus comandados esta garra e esta raça. Feliz de quem tem um líder vibrante e que passa energia positiva a cada gesto”, exemplifica.

Entusiasmo para mobilizar é, pois, uma palavra-chave a reter para quem quer obter resultados profissionais. Uma virtude que João Roberto Gretz descobriu e desenvolveu desde muito novo. “Tudo começou na minha infância quando ajudava meus pais agricultores a vender uvas na feira. Foi lá, ao ver como faziam os melhores feirantes, que aprendi a atrair as pessoas para comprar meus produtos, que eu mesmo cultivava junto com os meus pais. Ou como professor, quando utilizava a mobilização e o entusiasmo para que os alunos ouvissem com maior interesse minhas aulas de História”, recorda o especialista em palestras motivacionais.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS