Notícias

Procurar engenheiros e atrair comerciais

Procurar engenheiros e atrair comerciais

Em janeiro, as empresas portuguesas procuraram maioritariamente perfis ligados à engenharia, mas a maioria dos candidatos que responderam às ofertas divulgadas através do Expresso detinham formação e experiência mais ligadas às áreas comerciais. Uma disparidade entre as necessidades reais de recursos humanos evidenciadas pelas empresas e o perfil dos candidatos disponíveis, que coloca as organizações a braços com dificuldades de contratação que durante o último ano se foram agravando. 

06.02.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O último inquérito às intenções de contratação das empresas em Portugal, divulgado na passada semana pela consultora de recrutamento Hays, reforça a tendência de dinamismo no recrutamento que os empregadores nacionais têm vindo a demonstrar já desde o último ano. 74% dos 800 empregadores nacionais inquiridos no âmbito do estudo confirmam a intenção de contratar em 2016, mas uma elevada percentagem reconhece dificuldades em identificar os profissionais certos para as necessidades da sua empresa. A afirmação pode parecer um contra-senso num país onde a taxa de desemprego ainda se mantém elevada (11,8% em dezembro), mas a análise realizada às ofertas de emprego divulgadas durante o mês de janeiro, parece confirmá-lo.

A maioria das ofertas divulgadas no caderno de Emprego do Expresso e na sua plataforma online, estava direcionada para perfis na área da engenharia (476 oportunidades, entre as 2199 divulgadas em janeiro), mas o maior volume de candidaturas rececionado através do expressoemprego.pt foi de perfis com competências na área do Comércio, Franchising e Vendas (2.799). É nas área da Engenharia e das Tecnologias de Informação que a falta de perfis e candidatos é mais nítida. Se no primeiro caso, a proporcionalidade entre o número de candidaturas e ofertas divulgadas espantou, quando comparado a outras áreas que geraram menor número de oportunidades mas um volume de candidatos muito superior, no segundo a distância entre as necessidades das empresas e a disponibilidade de candidatos é também flagrante.

As Tecnologias de Informação posicionaram-se no último mês como o segundo sector com maior número de oportunidades de emprego divulgadas via Expresso Emprego (281 ofertas), mas registou apenas 900 candidaturas num mês. Entre as áreas que registaram maior número de candidaturas durante o último mês estão a Banca, Seguros e Área Financeira, que nos últimos anos sofreu uma redução de postos de trabalho a nível nacional, a Saúde (que para 58 oportunidades de trabalho divulgadas no último mês registou 1231 candidaturas) e a Construção e Indústria, com um total de 1383 candidaturas rececionadas via Expresso Emprego.

Quem Recruta mais
A procura de engenheiros de várias área de especialidades domina as posições cimeiras do Top 10 dos maiores recrutadores do Expresso Emprego, em janeiro, com a CBE a liderar o número de oportunidades divulgadas. Do ranking mensal fazem ainda parte empresas de sectores como o financeiro e seguros, imobiliário e consultoria.

1º CBE
2º Continental - The Future in Motion
3º Gestamp
4º Bosch Car Multimedia
5º Sotheby's International Realty
6º agap2it
7º Esporão
8º BNP Paribas
9º CAISL - Carlucci American International School of Lisbon
10º ERA

 



OUTRAS NOTÍCIAS
Qualificar os líderes do futuro

Qualificar os líderes do futuro


Alavancar a qualidade e a eficiência do funcionamento dos vários órgãos sociais das empresas, potenciando a melhoria contínua dos processos de Corporate Governance (g...

Millennials: o que eles querem das empresas

Millennials: o que eles querem das empresas


O principal desafio pode nem ser atraí-los para o negócio. É no objetivo de segurar os millennials na empresa que os líderes e diretores de Recursos Humanos enfrentam a &ld...

74% querem contratar, mas pode ser difícil

74% querem contratar, mas pode ser difícil


Basta analisar o Guia do Mercado Laboral 2016, esta semana divulgado pela consultora Hays, para identificar sinais claros de otimismo entre as empresas e a sua intenção em reforça...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS