Notícias

Portugal (volta) a Recrutar

Portugal (volta) a Recrutar

A iniciativa Portugal a Recrutar, lançada em setembro passado pelo Expresso Emprego, está de regresso. Depois de uma primeira edição onde centenas de profissionais à procura de emprego estabeleceram uma ligação direta aos principais recrutadores da sua área, a segunda edição da iniciativa de recrutamento do Expresso arranja a 31 de janeiro. O objetivo mantém-se: alavancar a empregabilidade dos portugueses.

24.03.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Os dados mais recentes do Eurostat revelam que Portugal é o segundo país da União Europeia com menor percentagem de empregos vagos. Nos últimos três meses do ano passado, a taxa de empregos disponíveis em Portugal fixou-se em 0,6%, o mesmo valor que em Espanha, e muito abaixo da média europeia fixada nos 1,6%, apesar desta espelhar uma tendência ligeira de subida face ao trimestre anterior. Contudo, estudos recentes realizados em Portugal dão conta de sinais de otimismo e dinâmica entre os empregadores nacionais, no que diz respeito às intenções de contratação e criação de novos postos de trabalho para 2016. Cerca de 74% de um grupo de 800 empregadores portugueses inquiridos pela consultora de recrutamento Hays, confirmam a intenção de ampliar as suas equipas e realizar novas contratações este ano.

Em que sectores, quais as áreas, os perfis profissionais e as competências que poderão beneficiar deste investimento e em que condições se fará a criação nacional de emprego, são algumas das questões a que o Expresso responderá ao longo do próximo mês. O Expresso Emprego traz de volta, já a partir de 31 de março, a iniciativa Portugal a Recrutar. Até 1 de maio, a reflexão estará centrada na empregabilidade e no mercado de trabalho nacional, ao mesmo tempo que a marca de emprego do semanário Expresso volta reunir online alguns dos principais recrutadores nacionais, em quatro feiras virtuais de emprego com centenas de oportunidades. A partir de 31 de março, todos os caminhos vão dar à plataforma portugalarecrutar.expressoemprego.pt.

Dando continuidade à primeira edição, o Expresso Emprego voltará a promover, sob a chancela da iniciativa Portugal a Recrutar, quatro feiras de emprego virtuais, três delas especificamente direcionadas para os sectores das Tecnologias de Informação & Engenharias, Imobiliário e Turismo & Saúde. O primeiro evento virtual de recrutamento, uma Job Fair generalista e multisectorial, tem início a 31 de março e prolongar-se-á até 10 de abril. Durante dez dias, empresas de todas as áreas de atividade poderão recrutar talento para as suas equipas.

Na semana seguinte, de 11 a 17 de abril, as atenções estarão centradas nos profissionais da área tecnológica e da engenharia, uma das mais dinâmicas do mercado. Os principais recrutadores do sector estarão estão de olhos postos na plataforma Portugal a Recrutar, conduzindo inúmeros desafios e provas virtuais de seleção aos candidatos. De 18 a 24 de abril, as oportunidades estarão direcionadas para os profissionais do sector Imobiliário, novamente em crescimento e a evidenciar sinais de uma dinâmica reforçada.

O ciclo de quatro feiras de emprego da segunda edição da iniciativa Portugal a Recrutar fecha com um sector onde a economia nacional coloca toda a sua expectativa: de 25 de abril a 1 de maio é para o Turismo & Saúde que os recrutadores estarão a identificar talento e contratar. Ao longo do próximo mês, o Expresso Emprego reforça a sua missão enquanto aliado de quem procura emprego e quem contrata. Focado no objetivo de colocar os melhores profissionais ao serviço das melhores empresas, o caderno de emprego do Expresso acompanhará a realização das quatro feiras virtuais Portugal a Recrutar, com edições temáticas no Expresso Emprego e no caderno de Economia, procurando promover o debate informado sobre as principais questões relacionadas com o contexto atual do mercado de trabalho nacional.

Candidatos e empresas, poderão aceder a um vasto leque de informações relevantes sobre empregabilidade e carreira, numa iniciativa que é de participação gratuita para os candidatos, mas exige uma pré-inscrição na plataforma do evento. Ligar o talento ao mercado e promover uma escolha e gestão de carreira informadas é a grande ambição do Portugal a Recrutar.



OUTRAS NOTÍCIAS
Prime IT contrata 150

Prime IT contrata 150


Ao longo dos próximos três a quatro meses, 70 novos profissionais deverão integrar a equipa da Prime IT em Portugal, numa estratégia de crescimento e expansão global ...

PEJENE volta a desafiar estudantes

PEJENE volta a desafiar estudantes


Já soma 24 edições e é um dos vetores estratégicos da atuação da Fundação da Juventude na promoção do emprego jovem. O PEJE...

O Talento como estratégia de gestão

O Talento como estratégia de gestão


A equipa da Glintt integra atualmente 870 profissionais e durante este ano deverá ganhar 176 novos elementos. Novas contratações que se farão, sobretudo, nas áreas d...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS