Notícias

O desafio da empregabilidade

O ISCTE-IUL preencheu este ano 100% das suas vagas e tem uma taxa de empregabilidade dos seus licenciados próxima dos 100%. Luís Reto, reitor da instituição, diz que o segredo é investir nos alunos.
18.11.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Tem taxas de empregabilidade próximas dos 100%, mesmo numa altura em que o desemprego faz cada vez mais vítimas entre os licenciados. O ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) é uma das escolas portuguesas com maior sucesso nas questões da empregabilidade e de presença de estudantes e docentes estrangeiros. Um caminho que o reitor Luís Reto diz desbravar dia-a-dia com um investimento constante nos alunos, na sua qualidade e na aproximação ao mercado de trabalho. E parece dar certo já que 100% dos alunos encontram emprego na sua área de formação. É este o retrato do ISCTE –IUL à luz do último inquérito do seu Gabinete de Estudos Avaliação, Planeamento e Qualidade. Dados que não espantam Luís Reto, reitor da instituição, que refere que “na generalidade, o ISCTE-IUL não tem problemas de empregabilidade com os seus alunos”.

Engenharia Informática é o curso com mais empregabilidade da instituição (100%) e aquele em que os alunos demoram menos tempo a encontrar emprego. Por oposição, os diplomados em História e Antropologia, são os que encontram mais dificuldades em ingressar no mercado. Para ajudar os alunos a ultrapassar as eventuais dificuldades, a instituição promove um conjunto de iniciativas que visam, por um lado, estreitar a ligação entre os alunos e as empresas que recrutam, por outro, dotar os seus licenciados de um conjunto de competências transversais muito valorizadas pelo mercado no momento de contratar. São disso exemplo a promoção das atividades de empreendedorismo , mesmo ao nível da licenciatura, e a organização da Career Week e da Career Skills Week (ver caixa).

Mas para Luís Reto, o bom desempenho do ISCTE-IUL ao nível da colocação dos seus diplomados vai além destas iniciativas e fica a dever-se a quatro fatores: “prestígio de que a instituição goza junto das entidades empregadoras, forte componente de aquisição e treino de competências específicas e transversais nos seus cursos, reconhecimento da qualidade do ensino que ministra e ao conjunto de atividades que desenvolve de modo a aproximar os alunos do mercado”.

ISCTE-IUL preencheu este ano a totalidade das suas vagas no último concurso de acesso ao ensino superior. Diz Luís Reto que “felizmente o ISCTE-IUL nunca teve problemas no preenchimento das suas vagas. Este ano foi mais simbólico porque preenchemos 100% das nossas vagas”. A instituição tem neste momento 16 cursos de licenciatura (acolhendo anualmente cerca de 1200 alunos), 59 mestrados, 24 pós-graduações e 20 programas de doutoramento. “No total acolhemos por ano 8000 alunos, sendo 45% alunos de nível pós-graduado”, explica Luís Reto.

Na verdade, o instituto acolhe também cada vez mais estudantes estrangeiros. “Em 2009/2010 estiveram inscritos nos vários cursos e programas 830 alunos de outras nacionalidades, sendo que perto de 400 provinham do programa Erasmus”, diz o reitor que garante ter no ISCTE-IUL alunos de 40 nacionalidades distintas. Uma diversidade cultural e de abordagem ao mercado de trabalho que cimenta parte do sucesso de uma escola que investe na partilha de experiências entre os seus alunos e o mercado.

Uma aposta na carreira

Numa aposta clara na qualificação e desenvolvimento dos recursos humanos, a ISCTE Business School (IBS) promove, de 22 a 30 de novembro, a quarta edição da Career Week que este ano tem agregada uma inovação: a Career Skills Week . Dois eventos direcionados a um público académico, onde a meta é aproximar os alunos das empresas e promover o desenvolvimento das suas competências transversais, cada vez mais valorizadas no mercado empresarial.

Empresas, profissionais destacados no merco, alunos e ex-alunos das licenciaturas e mestrados de continuidade da IBS vão reunir-se durante uma semana no ISCTE tendo como meta alargar os seus horizontes profissionais na quarta semana da carreira. Segundo António Gomes Mota, presidente da ISCTE Business School, “a instituição procura através desta ação assegurar um elo de contacto eficiente entre os alunos, ex-alunos e as empresas recrutadoras, de forma a agilizar os processos de recrutamento e garantir um grau de satisfação pleno entre as escolhas dos alunos e das empresas”.

Entre as empresas participantes nesta edição estão a Deloitte, a Jerónimo Martins, o AKI, a Caixa Geral de Depósitos, a Capgemini, a INDRA, a PWC, o Banco BIG, a Galp Energia, a Mars e a Portugal Telecom . Organizações que se unem também no desígnio de partilhar a sua experiência no vasto leque de workshops temáticos no âmbito da Career Skilss Week que este ano se agrega à iniciativa da IBS.

Organizada em parceria com algumas das maiores empresas nacionais, a Career Skills Week procurará promover junto dos alunos da instituição um conjunto de competências transversais valorizadas no meio empresarial. A primeira edição da Career Skills decorre no ISCTE-IUL nos dias 26, 27, 29 e 30 de novembro. Aspetos como a presença pessoal, a autoconfiança, a proatividade, a flexibilidade, a capacidade de comunicação e de interação em equipa, a negociação salarial, a gestão de tempo e de conflitos, serão temas a abordar num programa que tem como missão conduzir os estudantes à empregabilidade e ao sucesso.



OUTRAS NOTÍCIAS
Coaching: o triunfo do saber ser

Coaching: o triunfo do saber ser


Tudo nasce em nós, disse um dia o filósofo grego Sócrates que com esta teoria inspirou aquilo que hoje conhecemos como o coaching. Uma ferramenta de gestão que orienta os p...

Recrutamento à prova de crise

Recrutamento à prova de crise


A conjuntura económica global não é animadora, mas apesar disso uma percentagem significativa das empresas, em Portugal e no estrangeiro, manifestam intenção de desa...

Porto acolhe empreendedores

Porto acolhe empreendedores


Portugal Mais é o lema da edição deste ano da Feira do Empreendedor que decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto a partir de 13 de novembro. O já emblem&...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS