Notícias

Netsonda lança solução de 'e-RH'

19.09.2003


  PARTILHAR




Manuel Posser de Andrade

A NETSONDA, uma empresa portuguesa de estudos de mercado "on-line", lançou uma tecnologia que permite a interacção, de forma inovadora, entre os colaboradores e os gestores de topo de uma empresa.

Denominada "Netsonda Corporate", a ferramenta consiste em inquirir, de forma assistida e cem por cento electrónica, os colaboradores de uma empresa, permitindo que estes comuniquem as suas preocupações, reivindicações, sugestões e ideias.

O Netsonda Corporate funciona através da Internet ou intranet de uma empresa, "recolhendo informação dos seus colaboradores de forma rápida, segura e totalmente anónima, e, para além de reforçar o sentido de pertença e de equipa, desenvolve a captação do potencial criativo, podendo mesmo usar os colaboradores de uma empresa como amostra ("Market Sample") para produtos e serviços", refere Salvador Gouveia, um dos sócios da Netsonda.

Em termos técnicos, os colaboradores são convidados a responder ao questionário e, para garantir o seu anonimato e segurança, o próprio sistema transforma o seu "e-mail" num código de acesso, conferindo-lhe assim uma nova identidade dissociada desse "e-mail".

Posteriormente, as respostas são enviadas para os servidores da Netsonda, onde são tratadas pela direcção de estudos e entregues ao cliente em forma de relatório, nunca fazendo alusão à identidade dos inquiridos mas apenas ao conteúdo das respostas.

Entre as empresas que poderão tirar mais vantagens destes inquéritos contam-se as organizações privadas assim como toda a administração pública, particularmente "em situações de reestruturação, onde devem ser apontados os pontos forte e fracos, ou por exemplo na recolocação de recursos humanos e na identificação de problemas na estrutura da organização, denunciadas pelos próprios colaboradores como barómetro da sua motivação.

Este é um factor essencial na produtividade, uma vez que ausculta as expectativas, nível de satisfação pessoal e profissional, confiança e preocupações
", salienta o responsável da Netsonda.

Segundo Salvador Gouveia, esta solução já foi testada com sucesso numa das maiores agências de publicidade de Portugal, que contém um grande número de colaboradores com acesso a terminais ligados à Internet.

"Os resultados foram extraordinários, não só pela quantidade de questões mencionadas, tocando em temas que muitas vezes passam despercebidos à gestão de topo das empresas mas que são fulcrais para os recursos humanos, como pela variedade e utilidade das soluções apresentadas pelos colaboradores para os mais diversos constrangimentos", comenta o nosso interlocutor, acrescentando que "a rapidez com que os resultados foram entregues ao cliente - menos de três semanas - também foi muito importante, garantindo assim que a informação corresponde à situação actual da empresa".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO