Manuel Posser de Andrade
A NETSONDA, uma empresa portuguesa de estudos de mercado
"on-line", lançou uma tecnologia que permite a interacção,
de forma inovadora, entre os colaboradores e os gestores de topo de uma
empresa.
Denominada "Netsonda Corporate", a ferramenta consiste em inquirir,
de forma assistida e cem por cento electrónica, os colaboradores
de uma empresa, permitindo que estes comuniquem as suas preocupações,
reivindicações, sugestões e ideias.
O Netsonda Corporate funciona através da Internet ou intranet de
uma empresa, "recolhendo informação dos seus colaboradores
de forma rápida, segura e totalmente anónima, e, para além
de reforçar o sentido de pertença e de equipa, desenvolve
a captação do potencial criativo, podendo mesmo usar os
colaboradores de uma empresa como amostra ("Market Sample")
para produtos e serviços", refere Salvador Gouveia, um
dos sócios da Netsonda.
Em termos técnicos, os colaboradores são convidados a responder
ao questionário e, para garantir o seu anonimato e segurança,
o próprio sistema transforma o seu "e-mail" num código
de acesso, conferindo-lhe assim uma nova identidade dissociada desse "e-mail".
Posteriormente, as respostas são enviadas para os servidores da
Netsonda, onde são tratadas pela direcção de estudos
e entregues ao cliente em forma de relatório, nunca fazendo alusão
à identidade dos inquiridos mas apenas ao conteúdo das respostas.
Entre as empresas que poderão tirar mais vantagens destes inquéritos
contam-se as organizações privadas assim como toda a administração
pública, particularmente "em situações de
reestruturação, onde devem ser apontados os pontos forte
e fracos, ou por exemplo na recolocação de recursos humanos
e na identificação de problemas na estrutura da organização,
denunciadas pelos próprios colaboradores como barómetro
da sua motivação.
Este é um factor essencial na produtividade, uma vez que ausculta
as expectativas, nível de satisfação pessoal e profissional,
confiança e preocupações", salienta o responsável
da Netsonda.
Segundo Salvador Gouveia, esta solução já foi testada
com sucesso numa das maiores agências de publicidade de Portugal,
que contém um grande número de colaboradores com acesso
a terminais ligados à Internet.
"Os resultados foram extraordinários, não só
pela quantidade de questões mencionadas, tocando em temas que muitas
vezes passam despercebidos à gestão de topo das empresas
mas que são fulcrais para os recursos humanos, como pela variedade
e utilidade das soluções apresentadas pelos colaboradores
para os mais diversos constrangimentos", comenta o nosso interlocutor,
acrescentando que "a rapidez com que os resultados foram entregues
ao cliente - menos de três semanas - também foi muito importante,
garantindo assim que a informação corresponde à situação
actual da empresa".