Notícias

Negócios em análise

Agora é possivel testar o seu negócio antes de o criar
17.11.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus Fomentar o espírito empreendedor e a capacidade de iniciativa e ao mesmo tempo dinamizar economicamente as zonas rurais do país é o objectivo do projecto CRER (Centro de Recursos e Experimentação), promovido pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG). A iniciativa visa apoiar a criação de empresas em espaço rural e para tal adoptou um conceito já testado com sucesso em França.


Se lhe dissessem que poderia testar a sua empresa no mercado durante nove meses, sem que para isso tivesse que a criar formalmente e assumir todos os encargos inerentes a esse processo, acreditaria? Pois é exactamente esse um dos mecanismos utilizados pelo projecto CRER. Através do Centro de Recursos e Experimentação, a ADRMAG vai possibilitar aos jovens empreendedores, com ambições de criação de auto-emprego, testar a sua empresa durante um período de nove meses. A associação assegura, segundo a porta-voz do projecto Susana Martins, todo o enquadramento legal e jurídico para que os potenciais empreendedores possam testar no mercado a sua ideia de negócios antes da constituição formal da empresa.

Segundo a responsável, o receio do fracasso e a aversão ao risco são dos factores que mais limitam a criação de empresas no país. Razão pela qual Susana Martins acredita que “esta modalidade de incubação pode revelar-se uma importante ferramenta para ultrapassar este receio inicial, ao mesmo tempo que permitirá ao empreender lançar o seu negócio com maior sustentabilidade”.

É que além desta ferramenta, o projecto CRER integra também uma componente formativa e um vasto leque de acções no sentido da detecção de oportunidades para novos negócios em espaço rural. O projecto, terá a sua «casa» em Castro D’Aire (onde funcionará o centro de recursos) e vai intervir junto das populações dos sete concelhos abrangidos pela ADRIMAG: Arouca, Castelo de Paiva, Castro d’ Aire, Cinfães; S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Para Susana Martins, o projecto CRER representa uma oportunidade de ouro rumo à criação de emprego. Talvez por isso o público-alvo preferencial deste programa seja não só os jovens e as mulheres, mas também os desempregados de longa e muito longa duração.

Além de trabalhar para identificar novas oportunidades de negócio em espaço rural, o projecto operará também ao nível da formação e estruturação de instrumentos para a validação de competências das populações. Neste programa (co-financiado pela iniciativa EQUAL), a ADRIMAG tem outros parceiros como a Escola Tecnológica de Cambra, o Centro RVCC de Sever do Vouga ou a Associação Nacional de Jovens Empresários.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS