Cascais fomenta iniciativa
10.11.2006
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Cátia Mateus
Um mês depois da sua criação a Agência DNA Cascais, criada com o propósito de fomentar e financiar projectos com ADN empreendedor, já superou as expectativas. A Agência, que resulta de parcerias com entidades públicas e privadas, têm já em análise intenções de investimento superiores a seis milhões de euros. São mais de 30 os projectos com potencial já identificados, grande parte na área do turismo.
Criar um ecossistema empreendedor no concelho de Cascais, promovendo o desenvolvimento económico sustentado, captando investimento e gerando conhecimento e emprego capazes de fixar a população, é a meta desta agência recém-criada e liderada pela Câmara Municipal de Cascais, com apoio do IAPMEI, de fundos de capital de risco e linhas de crédito de garantia mútua.
A Agência DNA actua em várias frentes, mas nesta fase a prioridade é o fomento da iniciativa empresarial no concelho. Para tal, as atenções estão centradas nas escolas. Mas por todo o concelho decorrem agora várias iniciativas desde concursos de ideias, banco de ideias, iniciativas de empreendedorismo social, clínicas empresariais, clube de «Business Angels», entre diversas soluções de financiamento e capital de riscos.
Como resultado, a Agência recebeu num mês inúmeros projectos empresariais. Trinta foram identificados como “projectos com potencial” e Carlos Carreiras, presidente da DNA Cascais não tem dúvidas em traçar um balanço francamente positivo deste primeiro mês de actividade. “Foram ultrapassadas as melhores expectativas que tínhamos para a DNA Cascais. O nível de actividade revelado neste mês era o que esperávamos para o prazo de um ano” confessa o presidente.
Carlos Carreiras revela que 48% dos projectos recepcionados carecem de 25 mil euros de investimento. Os projectos com valores entre os 25 mil euros e os 250 mil euros, representam 35% das candidaturas analisadas na Agência e apenas 17% das empresas exigem montantes acima dos 250 mil euros para a sua concretização.
É no turismo que se centra a maior percentagem das intenções de criação de empresas ou investimento, com 23% dos projectos. Os serviços e a restauração representam apenas 19% (cada) dos projectos apresentados à ADN Cascais.
Os jovens são o público-alvo preferencial para as acções da Agência ADN. Contudo, a intervenção deste organismo não se esgota neste público, muito embora a presença da ADN junto das instituições de ensino do concelho goze de grande dinamismo.
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