Notícias

Millennium Angola é líder no recrutamento

Millennium Angola é líder no recrutamento

Os engenheiros, sobretudo os ligados às TI e à mecânica, figuram entre os perfis com mais ofertas de emprego disponíveis em fevereiro.
02.03.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Na mesma semana em que se torna pública a previsão do Governo para uma taxa nacional de desemprego na ordem dos 14,5% para 2012, o Expresso Emprego analisa as habituais estatísticas do mês. Fevereiro não fugiu à tendência de um país com contenção nas novas contratações. Nos 29 dias do mês passado o universo Expresso Emprego divulgou 507 ofertas de emprego para território nacional e também internacional. Angola destacou-se entre os países que já perceberam que os quadros portugueses podem ser boas apostas. Mas o número mais relevante desta estatística é que para estas 507 ofertas divulgadas - maioritariamente para a área das vendas e engenharia -, o site expressoemprego.pt registou 62.347 candidaturas recebidas.

Se dissessemos que Portugal está a tornar-se um país de vendedores e engenheiros, parceria brincadeira mas não estaria provavelmente muito longe da verdade. Com efeito, em época de contenção, a prioridade das empresas parece ser reforçar as suas comerciais e de vendas para captar novos clientes e negócios. A função de gestor foi a que registou no mês passado o maior número de ofertas publicadas (84), mas logo a seguir surgem os vendedores (77 ofertas) e os chefes de vendas. Nesta lista dos mais procurados figuram a seguir os engenheiros mecânicos, enquanto os civis - fruto da forte crise que afeta o imobiliário nacional - surgem em décimo lugar na lista dos mais procurados. Uma posição justificada com a procura destes profissionais por empresas estrangeiras, com particular destaque para as organizações angolanas que, a braços com uma comprovada carência de profissionais qualificados, recrutam em Portugal quadros em diversas áreas para suprir as suas lacunas.

Numa análise sectorial, sai ainda mais reforçada esta aposta das empresas nas suas equipas e vertentes comerciais. O sector do comércio, franchising e vendas foi o que mais recrutou em fevereiro, logo seguido pela área da saúde e das tecnologias de informação. Em último lugar neste ranking estão a engenharia e ambiente, bem como o imobiliário, como as áreas que menos oportunidades geraram. Mas apesar de nas oportunidades as ofertas demonstrarem timidez em surgir, na formação a regra é outra. São cada vez mais os cursos divulgados no Expresso Emprego, totalizando 544 ofertas no mês que passou. Formações de curta duração, pensadas para o perfil tipo dos leitores e fãs do Expresso Emprego na web: um público predominantemente feminino, na faixa dos 31 aos 40 anos, com qualificação ao nível da licenciatura, mas sem deixar de lado uma importante franja de utilizadores com frequência universitária ou ensino secundário. Durante o mês de fevereiro, o site expressoemprego.pt atingiu os 387.802 utilizadores registados e 322.493 currículos na sua base de dados. Neste período foram atualizados 11077 currículos.

Quem está a recrutar mais*
Angola foi em fevereiro o mais dinâmico dos recrutadores em território nacional. São duas as empresas angolanas que escolheram recrutar em Portugal profissionais qualificados para colmatar as suas lacunas de pessoal e dar resposta a um país com uma economia emergente. O Millennium Angola lidera o ranking dos maiores recrutadores do mês e a lista integra ainda, na sexta posição, a Bureau Veritas Angola. Oportunidades além-fronteiras para profissionais portugueses qualificados, numa altura em que o desemprego nacional já supera os 14%.

1º Millennium Angola
2º Clube L – Health Clubs
3º Technoedif Engenharia, SA
4º Gatewit
5º Casa de Fados do Bairro Alto
6º Bureau Veritas Angola
7º ERA
8º New Vision
9º OLAF
10º Parfois

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
Como brilhar numa Job Fair

Como brilhar numa Job Fair


A Comissão Europeia tocou o alarme quando viu alguns seus Estados-membros superarem os piores cenários possíveis em matéria de desemprego jovem. Portugal está na lista vermelha dos países com índices ...

ISEG une talento às empresas

ISEG une talento às empresas


Arranca já terça-feira a Career Week'12 do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). O evento, com duração de três dias, vai juntar jovens finalistas de ...

Alvo lança cursos em e-learning

Alvo lança cursos em e-learning


A empresa tecnológica nacional Alvo, especializada na implementação de soluções de software de gestão para pequenas e médias empresas, vai colocar no mercado um ciclo de formação que combina sessões d...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS