O mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, da NOVA Information Management School (IMS) foi considerado o melhor do mundo pela Eduniversal, uma das maiores agências internacionais focada no ensino superior. Além de a sua frequência significar, praticamente, emprego garantido (alguns alunos chegam a receber propostas antes de concluir a formação), o mestrado distingue-se pela abordagem de áreas como a criação de valor a partir do armazenamento e gestão de informação (big data) ou a análise de negócios.
Também o mestrado de Economia da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) é destacado no ranking — ocupa a quarta posição a nível europeu. A seleção da agência de informação considerou, ainda, a oferta de mestrados e especializações da Nova SBE como uma das melhores do mundo. O responsável pelo mestrado, Steffen Hoernig, afirma que “estes resultados mostram que é possível desenvolver em Portugal um ensino de grande qualidade, assente numa cultura de trabalho, meritocracia e exigência”.
No mesmo ranking, e dentro de cada área, o mestrado em Estudos Culturais da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa conseguiu o terceiro lugar; a pós-graduação de Gestão de Projetos da Porto Business School ficou na sétima posição; e o mestrado em Gestão de Estatística e Informação (Especialização em Análise de Risco e Gestão) e a pós-graduação em Information Management and Healthcare Business Intelligence da NOVA IMS foram considerados os quartos melhores do mundo. Da análise de 12 mil programas de pós-graduação, a Eduniversal distinguiu quatro mil mestrados e MBA de 30 países.