Notícias

Menos desempregados inscritos nos centros de emprego

23.11.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus

Pelo 20º mês consecutivo, o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego voltou a decrescer. Em Outubro, o número de trabalhadores que aguardavam emprego através dos centros diminuiu 12%, face a igual período de 2006, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Contudo, a mesma fonte revela que, face ao mês de Setembro, o número de desempregados registou um aumento de 0,2%.

Em finais de Outubro, havia 398.793 inscritos nos Centros de Emprego do país. Menos 54.235 que no mesmo mês de 2006, mas mais 865 do que no passado mês de Setembro. E ainda que não seja maioritário, os níveis de desemprego de longa duração em Portugal não deixam de ser preocupantes, Assim, segundo os dados avançados pelo relatório do IEFP, 40,8% dos desempregados mantinham a sua inscrição há mais de um ano, enquanto 59,2% tinha dado entrada no Centro de Emprego há menos de 12 meses.

A procura de novo emprego motivou a inscrição de 89,7% dos desempregados, sendo que apenas 8,3% dos inscritos aguardava uma primeira experiência laboral. No que diz respeito às ofertas disponíveis, o IEFP aponta para um total de 16.007, o que representa um aumento de 41,5% face a Outubro de 2006. Ao longo do passado mês de Outubro, os Centros de Emprego efectuaram 5453 colocações, traduzindo uma diminuição de 0,5% face a 2006.

Segundo os dados avançados pelo IEFP, “a diminuição homóloga do desemprego verificou-se tanto nos homens como nas mulheres, tendo o sexo masculino registado uma redução percentual mais elevada (-15,8%), contra o decréscimo de 9,3% das mulheres”. Ainda assim, o sexo feminino lidera nas inscrições nos centros de emprego, com uma percentagem na ordem dos 58,7%. Em matéria de idades, o número de desempregados diminuiu tanto entre os jovens como nos adultos.

Numa análise à escala regional, o IEFP avança que “o desemprego caiu em todas as regiões do país, face ao mesmo período do ano passado, à excepção da Região Autónoma dos Açores, onde o número de desempregados aumentou 4,9%”. Os dados revelam ainda que, “comparativamente ao mês de Setembro, o número de desempregados inscritos aumentou em quatro regiões: Centro (0,9%), Alentejo (6,1%), Algarve (14,4%) e Região Autónoma dos Açores (8,75%)".

O Norte lidera a maior percentagem de inscritos com 45%, logo seguido pela região de Lisboa e Vale do Tejo, com 30%. Desempregados gerados, sobretudo, pelo sector dos serviços.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS