As redes sociais são um canal de marketing relevante para uma percentagem muito expressiva de empresas portuguesa. Os dados do último Barómetro de Marketing Digital, realizado pelo IPAM - The Marketing School, e esta semana divulgado, revelam que “94% das empresas utilizam algum tipo de rede social”, com o Facebook a liderar a lista de preferências de 33% das organizações. Números que segundo o IPAM abrem caminho a um aumento das necessidades de recrutamento de profissionais especializados em Marketing Digital para as empresas portuguesas.
“Em 57% das empresas inquiridas, o departamento de Marketing é responsável pela gestão dos conteúdos digitais” enfatiza o estudo que clarifica também que em Portugal se assiste já a uma nova tendência: a criação nas empresas de departamentos exclusivamente dedicados ao Marketing Digital. Os dados do inquérito realizado pelo IPAM - The Marketing School junto de 200 empresas que atuam no mercado nacional (desde micro a grandes empresas) revelam que 13% das organizações já detêm departamentos de Marketing Digital que fazem esta gestão. O número representa um crescimento face a 2013, altura em que esta percentagem não excedia os 9%.
Em 22% dos casos esta gestão ainda está a cargo da gerência, mas o cenário poderá estar a inverter-se já que os resultados do Barómetro demonstram que 51% das empresas acreditam que o investimento em marketing Digital deverá continuar a aumentar em território nacional e 71% preveem o aumento das necessidades de profissionais especializados na área. No último ano esta percentagem fixava-se nos 63%. O relatório destaca que “a obtenção de competências digitais é coerente com as necessidades que o mercado e as empresas evidenciam para se manterem competitivas num ambiente económico digital”, classificando a área como uma oportunidade relevante em matéria de oportunidades de emprego.