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Maksen prepara entrada de 40 novos colaboradores

Maksen prepara entrada de 40 novos colaboradores

Foi eleita pelo segundo ano consecutivo como “A Melhor Empresa para Trabalhar para Jovens”, um prémio integrado na iniciativa do Great Place to Work Institute, e está decidida em não deixar os seus créditos por mãos alheias no próximo ano. A consultora Maksen tem em marcha um programa de formação onde está a preparar 40 novos colaboradores que darão entrada na empresa.
08.09.2011 | Por Cátia Mateus


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Chama-se Get Ready e tem a duração de duas semanas e o objetivo de apoiar a integração dos novos quadros na Maksen, a empresa portuguesa de consultoria estratégica, operacional e de sistemas de informação. Na edição deste ano estão envolvidos 40 jovens profissionais que serão os novos colaboradores recrutados para a empresa. Durante 15 dias antigos e recém-chegados quadros da Maksen estão reunidos em torno de um objetivo comum: facilitar a integração dos mais novos naquela que já foi por duas vezes considerada uma das melhores empresas para trabalhar. O ambiente é de formação e neste programa de integração participam profissionais mais experientes e até clientes, numa conjugação prática de análise de casos reais com a formação técnica aplicada às áreas de negócio da empresa. A missão é dar a conhecer o espírito do negócio, mas também fomentar, desde a chegada dos novos consultores, a vivência do espírito de grupo, entreajuda e multiculturalidade. Uma estratégia que para Sara Rodrigues, corporate manager da Maksen para a área dos Recursos Humanos, é parte do segredo do sucesso desta empresa. Para porta-voz da empresa, “este programa, para além de constituir um momento de familiarização com os processos de trabalho desenvolvidos na Maksen, é também um momento em que cada um dos novos consultores se começa a sentir verdadeiramente como um membro da nossa equipa”. A especialista acrescenta que a empresa enquadra a sua atuação em valores de irreverência, atitude positiva, perfeccionismo, entreajuda e franqueza. Valores que é importante estimular desde a chegada. “No programa Get Ready os valores que fomentamos são apresentados na primeira pessoa, por um grupo de consultores mais experientes através de situações reais, e o feedback tem sido extremamente positivo”, adianta Sara Rodrigues. Na organização deste programa, a empresa investe grande parte dos seus recursos humanos de diversas áreas, que durante meses se dedicam a conceber um programa de formação e acolhimento que proporcione aos novos colaboradores uma experiência marcante e, garante a responsável de RH, “que os ajuda no início desta nova etapa da sua vida profissional, que em muitos casos é a primeira”. A formação agrupa-se em duas tipologias de atividades complementares: a formação específica, em que são transmitidos conceitos básicos e técnicas associadas às hard skills necessários para o desenvolvimento do caso prático e também competências comportamentais necessárias a um consultor Maksen, e o desenvolvimento do case study, em que o grupo é convidado a desenvolver um projeto num curto período de tempo, simulando situações reais de trabalho em equipa, gestão de projeto e de cliente. Segundo Sara Rodrigues, “esta fase inicial de formação tem continuação depois, através de outros processos de integração desenvolvidos em ambiente de trabalho”. Cada colaborador tem a possibilidade de ser acompanhado por um colega mais velho que durante o seu primeiro mês na empresa será a sua fonte de apoio direto. Além deste apoio, cada jovem quadro poderá ainda recorrer a um conselheiro (um partner ou manager) que também o apoiará no seu percurso na empresa. Esta estratégia de acolhimento foi muito importante para que a empresa conquistasse o patamar do Great Place to Work, sobretudo para os mais jovens. A par com o acolhimento estão também as oportunidades geradas aos colaboradores em matéria de desenvolvimento profissional, onde se inclui a possibilidade de se tornarem sócios da firma. A Maksen foi fundada há oito anos, como spin-off de outras consultoras multinacionais e está atualmente presente em mais de doze países. A internacionalização da empresa está já plenamente efetivada em Espanha, Itália, Inglaterra, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil e Chile, onde a consultora presta serviços ou possui escritório próprio. Nos últimos anos, a consultora conseguiu registar um crescimento significativo no seu volume de negócios e triplicou, em território nacional, o seu número de colaboradores.


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