Notícias

Lisboa capital da iniciativa

Lisboa capital da iniciativa

A Beta-i vai promover no próximo mês o Explorers Festival, um evento de aceleração empresarial que quer colocar Portugal na rota do empreendedorismo europeu e que contará com a presença de inúmeros empreendedores e investidores estrangeiros.

10.10.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Hahna Alexander trabalhou na Nasa e na Carnegie Mellon até fundar a SolePower, uma empresa que criou solas de sapato capazes de recarregar telemóveis. Gerald Heydenreich conseguiu vender a sua startup à Amazon e neste momento é ele próprio um investidor. Filipe Matos tinha apenas 16 anos quando fez a sua primeira app e, desde então, já soma no currículo a criação de mais de dez startups. O que têm em comum estas histórias? O empreendedorismo e o facto dos seus mentores estarem dispostos a partilhar os seus percursos de forma pedagógica. Hahna, Gerald e Filipe vão juntar-se ao surfista Garrett McNamara, ao astronauta da ESA, Jean-Françoise Clervoy, e a mais de 600 empreendedores e investiores de todo o mundo no Explorers Festival, um dos maiores eventos de empreendedorismo da Europa organizado pela Beta-i que decorre em Lisboa já no próximo mês, de 1 a 8 de Novembro.

Em oito dias a Beta-i quer fazer de Lisboa a capital europeia do espírito empreendedor. A associação criada em 2010 com a missão de inovar o empreendedorismo, organiza o Explorers Festival, um evento não-lucrativo, que pretende servir para a partilha de conhecimento e ideias entre pessoas de diversos backgrounds, desde empreendedores académicos, estudantes, cientistas, desportistas e empresários. Direcionado para atuais e futuros empreendedores, o Explorers Festival  será composto por três eventos principais: o Explorers Bootcamp - um treino intensivo de liderança coordenado pela Marinha Portuguesa –, o Explorers Toolbox (que possibilita o teste e acesso a todas as ferramentas e soluções necessárias a empreendedores) e a grande Explorers Conference.

Pedro Rocha Vieira, presidente da Beta-i, não tem dúvidas de que “o Explorers Festival é um evento obrigatório para todos os atuais e futuros empreendedores”. O líder da associação destaca a presença de inúmeros empreendedores que participam no evento com o único objetivo de inspirar outros a trilhar o caminho, nem sempre fácil, que vai da ideia à concretização do seu projeto.  “Desde a empreendedores que venderam a sua startup à Google e à Amazon, até profissionais da agência criativa IDEO (quem fez o design para a Apple durante vários anos), passando por exploradores natos como o Garrett McNamarra, o Explorers Festival traz as ferramentas, inspiração e conhecimento que empreendedores e empresários necessitam para vingar no mundo competitivo e global de hoje em dia”, enfatiza Pedro Rocha Vieira que confirma que já estão vendidos cerca de 400 bilhetes para o evento que contará com mais de 20 países representados.

Para o líder da Beta-i “este é mais um claro exemplo de que Lisboa está a tornar-se cada vez mais um startup hub na Europa, atraindo empresas e empreendedores de países tão longínquos como Estados Unidos, Bulgária, Índia e Nigéria, entre outros”. No evento, Pedro Rocha Vieira estima ter “mais de 600 participantes de todo o mundo a discutir e a promover o empreendedorismo em Portugal e na Europa”. E os aliciantes são vários.

Com a coordenação da Marinha Portuguesa, o Explorers Festival integra um Bootcamp que decorrerá  de 1 a 3 de Novembro. Trata-se de um treino intensivo de liderança para fundadores de startups, CEOs e todos aqueles que pretendam aperfeiçoar as suas capacidades de liderança. Tem como objetivo testar os limites dos participantes, com vista ao fortalecimento da liderança empresarial. De 6 a 7 de Novembro as atenções estarão centradas no Explorers Toolbox que tem como objetivo dotar os participantes de todas as ferramentas e soluções necessárias a qualquer empreendedor. “Este evento, para além de um “marketplace” das soluções, contará com vários workshops e demos sobre as mais recentes ferramentas, com a participação de oradores convidados da Google, Dropbox, Windows Azure, Podio, Konica Minolta, HP, Sage, entre outros. Ao participar no Explorers Toolbox, os participantes poderão, ainda, beneficiar de um conjunto de licenças pagas durante um determinado período de tempo”, explica.

A Conferência do Explorers Festival encerrará o evento, a 8 de Novembro. Nesta conferência a meta é explorar diferentes temas como o desenvolvimento de produtos, design de serviços, apresentação de ideias e tecnologias inovadoras por parte de startups internacionais, investidores, cientistas, exploradores, entre outros. “O evento reunirá aqueles que são considerados os novos exploradores – mentores, profissionais e empreendedores de várias partes do mundo – como Eran Ben-Shushan da Bizzabo, Filipe Continentino da WeDemand e Paddy Cosgrave, Curador da Web Summit. Irá também contar com um dos maiores surfistas de todos os tempos, o Garry McNamara – que surfou a maior onda do mundo, na Nazaré”, reforça Pedro Rocha Vieira.

O Explorers Festival, promovido pela Beta-i, conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e da Marinha Portuguesa e com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, Sage, Konica Minolta, PT, Ren, Paymill, Microsoft, EasyPay, ESRI. Os bilhetes podem ser adquiridos em http://explorersfest-bootcamp.eventbrite.com/. As entradas para os restantes eventos, bem como o pack de acesso a todo o Explorers Festival, estão disponíveis em http://explorersfestival.eventbrite.com.



OUTRAS NOTÍCIAS
Design em destaque no Porto

Design em destaque no Porto


Promover competências e qualificar os profissionais nos diversos campos do design de comunicação contemporâneo, dotando-os de outras competências complementares e soft-...

iTGrow procura engenheiros

iTGrow procura engenheiros


Dessa ambição nasceu a ITGrow que já rececionou mais de 3000 mil candidaturas, tendo integrado 123 jovens profissionais. A empresa está novamente à procura de talent...

GlaxoSmithKline recruta mais de 800

GlaxoSmithKline recruta mais de 800


A farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) está a aumentar a sua equipa a nível global. A empresa cujas áreas de negócio estão concentradas nos produtos farmacê...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS