Notícias

iTGrow procura engenheiros

iTGrow procura engenheiros

Há três anos, a Critical Software e o banco BPI uniram-se em torno de um projeto cuja missão era detetar, formar e integrar recém-diplomados, qualificando-os nas competências exigidas a um profissional na área das Tecnologias de Informação.

04.10.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Dessa ambição nasceu a ITGrow que já rececionou mais de 3000 mil candidaturas, tendo integrado 123 jovens profissionais. A empresa está novamente à procura de talento e tem vagas para preencher.

Foi criada pela Critical Software e pelo banco BPI com a missão de qualificar na área informática recém-licenciados, através de um programa de formação e treino de competências on-the-job. O projeto iTGrow nasceu de uma experiência, evoluiu no seu conceito base e três anos depois assegura emprego a 100 profissionais. A empresa liderada por Catarina Fonseca, general manager da iTGrow, está em crescimento e tem vagas abertas para jovens engenheiros, sem experiência profissional, que procurem não só projetos desafiantes nas empresas parceiras - Critical e BPI -, mas também oportunidades de formação que contemplem a sua formação académica.

Claramente orientada para estudantes finalistas de cursos relacionados com as tecnologias de informação, como sejam a Engenharia Informática. Eletrotécnica, Física, Matemática ou outros equiparados, “a iTGrow procura pessoas motivadas para os desafios da engenharia de software, que evidenciem um potencial de crescimento mesmo que não tenham uma experiência profissional relevante”, explica Catarina Fonseca. Tem sido esta a lógica da empresa, sempre que recruta. Nos últimos três anos, explica a líder, a iTGrow integrou 123 profissionais. A equipa atual soma 100 e a empresa tem 15 vagas atualmente em aberto. Um número que Catarina Fonseca prevê que possa aumentar até ao final do ano. “No último trimestre integrámos 25 novos colaboradores na empresa. O nosso número de vagas está sempre dependente da identificação de talento, pelo que poderemos vir a integrar mais do que estes elementos ainda em 2013, dependendo da qualidade dos candidatos”.

A iTGrow tem crescido de forma significativa, acompanhando o crescimento das empresas com quem trabalha, em particular da Critical Software. A empresa funciona como uma incubadora de jovens talentos, apresentando-se para os candidatos como “uma forma de integrarem o mercado de trabalho sem que lhes seja exigida qualquer experiência profissional prévia e tendo oportunidade de complementar a sua formação académica com formação profissional adequada, integrados num contexto estruturado que lhes permite desenvolver mais eficazmente o potencial que já possuem”, explica.

Catarina Fonseca diz acredita que “com as condições certas todos podem fazer a diferença”. A responsável da empresa enfatiza as oportunidades que se abrem para quem integra o programa e explica que “nos três anos de atividade da iTGrow, constatámos que 85% dos jovens engenheiros permanecem connosco após o período de estágio”. A general manager da empresa enfatiza ainda que “os colaboradores que desenvolverem níveis crescentes de autonomia e valências profissionais, têm a possibilidade de transitar para uma das empresas do grupo, o que já aconteceu em agosto com três colaboradores da iTGrow que passaram a integrar os quadros da Critical Software”.

Para selecionar talento, e empresa parte da sua página online - www.itgrow.pt - onde os jovens profissionais podem candidatar-se a uma vaga e acompanhar todo o processo de seleção (ver caixa). Em contraciclo com a economia, a iTGrow deverá, segundo as previsões da sua líder, continuar em expansão nos próximos anos. Catarina Fonseca quer manter o crescimento da empresa e da equipa, afirmar o projeto iTGrow como referência nacional na deteção de talento, diversificar e aprofundar os programas formativos da empresa e, eventualmente, “alargar a atividade a outras empresas que estejam também a enfrentar o desafio de recrutar, formar, desenvolver e reter talento nos seus projetos de engenharia de software”, concluí.

Detetar, integrar e reter talento
Em três anos o projeto ITGrow, resultado de uma parceria entre a Critical Software e o BPI, recebeu mais de três mil candidaturas espontâneas. Cristina Fonseca, explica que testou em ações de recrutamento e seleção cerca de 500 candidatos, dois quais 123 foram escolhidos para integrar a empresa. “Atualmente, com cerca de 100 elementos, ITGrow funciona como uma incubadora de jovens talentos: através da formação, acompanhamento por parte de colaboradores mais experientes (tutoria) e participação em projetos reais e exigentes, estes recém-licenciados adquirem de forma efetiva, competências valorizadas neste mercado de trabalho”, explica a líder do projeto.

A ITGrow tem permanentemente a decorrer ações de deteção de talento. Para se candidatarem, basta que os estudantes finalistas submetam o seu currículo e dados relevantes no site da ITGrow (www.itgrow.pt), podendo através da plataforma acompanhar também toda a evolução do seu processo de candidatura. Cristina Fonseca enfatiza o investimento da empresa nos jovens talentos e acrescenta que “nos próximos anos a empresa quer manter o crescimento da sua equipa, consolidando a sua atividade e afirmando-se como referência nacional na identificação de talento e desenvolvimento de competências valorizadas pelo mercado TIC”.



OUTRAS NOTÍCIAS
GlaxoSmithKline recruta mais de 800

GlaxoSmithKline recruta mais de 800


A farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) está a aumentar a sua equipa a nível global. A empresa cujas áreas de negócio estão concentradas nos produtos farmacê...

Engenheiros de novo na mira das empresas

Engenheiros de novo na mira das empresas


O Grupo Lusiaves, a JCB e a National Oilwell Varco (NOV) - que agora detém uma operação em Portugal - lideraram no último mês o ranking dos maiores recrutadores do Ex...

Tecnologia nacional com ambição global

Tecnologia nacional com ambição global


Criada em 2007 no Madan Parque da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, a empresa foi pioneira em Portugal ma criação de sistemas wireless com sof...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS