Criada em 2007 no Madan Parque da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, a empresa foi pioneira em Portugal ma criação de sistemas wireless com software avançado, para monitorização de vários tipos de biosinais do corpo humano. Hoje a PLUX soma clientes em 15 países, cresce a um ritmo de 40% ao ano e está de olhos postos nos mercados dos Estados Unidos e Brasil.
No ano passado, os quatro mentores da PLUX viram o seu projeto registar proveitos na ordem dos €1M, resultantes dos bons resultados das vendas, prestações de serviços e investigação contratada. Um valor que veio sustentar a evolução positiva que a empresa tem registado desde a sua criação e levou a equipa a encarar com otimismo e determinação as metas prespetivadas para este anos e para os próximos.
Quando em 2007 Hugo Gamboa, Filipe Silva, Hugo Silva e Rui Falcão criaram a empresa. era sua convicção de o mercado necessitada dos serviços e dispositivos que tinham para oferecer. Não se enganaram. “O sector dos dispositivos médicos e tecnologias para a saúde tem vindo a assistir a evoluções técnicas profundamente marcantes, fruto da conceção de engenharia, e e que mudaram para sempre o sector da saúde”, explica Hugo Gamboa. “Hoje, um profissional de saúde tem a possibilidade de observar continuamente e dar indicações à distância aos utentes que acompanha e cada indivíduo pode monitorizar parâmetros como a frequência cardíaca e atividade física, entre outros”, explica Rui Falcão.
Os avanços na área das telecomunicações e da mobilidade tornam possível ter acesso a mais informação, de forma mais cómoda e mais rapidamente. Um simples telemóvel pode ser hoje utilizado para detecção de quedas, observação da frequência cardíaca, localização via GPS, e envio de toda esta informação em tempo real através da Internet. A equipa de promotores percebeu desde cedo uma grande apetência por parte do mercado externo para o tipo de soluções que a PLUX podia oferecer, e para a qualidade da engenharia portuguesa. Constatações que foram, e têm sido, o maior dos impulsos para a equipa de empreendedores portugueses.
Presente em 15 mercados, da Alemanha à Malásia e ao Japão, a PLUX nasceu com claras aspirações de globalização. “O plano de desenvolvimento estratégico da PLUX é guiado pela forte orientação para as necessidades do mercado. As nossas soluções são desenvolvidas congregando as sólidas competências técnicas da empresa como o know-how dos profissionais no terreno”, esclarece Hugo Silva acrescentando que “Uma vez desenvolvidos, os produtos são testados e validados no terreno em Portugal, através da rede de parceiros PLUX, sendo depois feito o roll-out para o resto do mundo, tendo como critérios para a promoção a dimensão dos diferentes mercados e potencial para a recetividade dos produtos”.A empresa assegura atualmente 15 postos de trabalho. “Uma equipa multidisciplinar de profissionais qualificados, 75% dos quais com formação de base em diversas disciplinas da engenharia, nomeadamente eletrotécnica, biomédica e informática”, destaca Filipe Silva.
BI Empresarial
Promotores:
Hugo Gamboa, 36 anos
Filipe Silva, 36 anos
Hugo Silva, 33 anos
Rui Falcão, 47 anos
Formação:
Os promotores da PLUX possuem formações na área da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia Informática.
Data de criação:
Fevereiro de 2007.
Área de atividade:
Equipamentos médicos, Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Biomédica.
Postos de trabalho criados:
A equipa integra 15 colaboradores.
Investimento inicial:
Cinco mil euros.
Principais clientes:
Fisioterapeutas, clínicas de reabilitação, ergonomistas, investigadores em Engenharia Biomédica, Motricidade Humana, Ciências da Saúde e áreas afins.
Situação atual:
“A PLUX é neste momento uma empresa reconhecida nos mercados em que atua e em franca expansão para mercados externos, somando clientes em mais de 15 países como a Alemanha. Estados Unidos, Malásia ou Japão”, reforça a equipa.
Perspetivas futuras:
A empresa está concentrada na consolidação da sua rede de distribuição no norte da Europa para o produto physioplux, e na internacionalização do produto ergoplux. As ambições futuras da marca portuguesa passam por implantar a empresa e comercializar os seus produtos nos Estados Unidos e Brasil.