Notícias

Jovens portugueses no concurso das profissões

27.05.2005


  PARTILHAR




Paula R. Santos

DEZOITO jovens portugueses, especializados em diferentes áreas, estão desde quinta-feira e até segunda a participar no Campeonato Internacional das Profissões, que este ano se realiza em Helsínquia, na Finlândia.

O campeonato, que conta com a participação de 800 concorrentes de 40 países da Ásia, África, Europa e América, pretende promover a qualificação profissional dos jovens com idades entre os 17 e os 23 anos.

Os 18 concorrentes portugueses apurados são já campeões, pois foram os melhores entre os mais de mil que disputaram em todo o território nacional as provas intermédias de apuramento.

Estes jovens estão a ser avaliados em várias áreas profissionais, entre as quais a arte floral, joalharia, cantaria, carpintaria, cozinha, desenho industrial, «web design», electromecânica de frio.

O primeiro Campeonato das Profissões realizou-se em 1947, em Espanha, e o sucesso da iniciativa consolidou a sua continuidade. Em 1950 foi criada a WorldSkills - International Vocational Training Organisation, uma associação sem fins lucrativos, que conta com a participação de entidades com responsabilidade na área da qualificação, sendo em Portugal representada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

No campeonato, os jovens põem à prova as suas competências profissionais, mas a organização procura não só distinguir os melhores mas fomentar a troca de experiências entre empresas e centros de formação de todo o mundo.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS