Para as 799 ofertas divulgadas no primeiro mês do ano, o Expresso Emprego recebeu 71574 candidaturas. Um número que espelha a elevada percentagem de portugueses que se encontram a batalhar por uma oportunidade num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e global. E neste mês, a avaliar pelas ofertas publicadas os profissionais ligados à área do marketing e vendas poderão ser os mais beneficiados. Foram 141 as ofertas direcionadas a estes perfis durante o mês de janeiro. Mas o recrutamento está longe de beneficiar apenas os profissionais ligados a esta área. No setor financeiro o dinamismo também parece crescente já que em janeiro estes perfis foram requisitados em 109 ofertas.
Engenheiros e profissionais da área das novas tecnologias de informação e comunicação registam um ‘empate técnico' em matéria de ofertas de emprego, apresentando ambos 92 ofertas publicadas durante todo o mês de janeiro. os licenciados em gestão (83 ofertas) e os profissionais ligados à área comercial e de vendas (55) figuram também entre os perfis mais solicitados pelo mercado durante este mês de janeiro. Saúde, advocacia e gestão de recursos humanos registam também um tímido dinamismo em matéria de recrutamento.
Analisando o painel de ofertas numa lógica setorial, o panorama não sofre grandes alterações. A área da Indústria, Construção Civil e Têxteis acolhe a maioria das ofertas publicadas, logo seguido pelo setor das Telecomunicações, Tecnologias e Internet. O terceiro da lista é o setor da Banca, Seguros e Financeiro ao qual se segue o Comércio e Serviços, a Saúde, Automóvel e Logística e Transportes. No mesmo período de tempo, o Expresso Emprego publicou ainda 14 ofertas para universo da formação.
Os dados divulgados englobam todas as ofertas publicadas no universo Expresso Emprego que integra a versão impressa do caderno que é parte integrante do Expresso e o site expressoemprego.pt que este ano celebra dez anos no mercado e constitui uma aposta ganha para o jornal. O sítio online do Expresso Emprego possuiu um total de 340742 utilizadores registados, sendo em janeiro ocorreram 4852 novos registos. Paralelamente, a marca tem 283093 currículos registados na sua base de dados, 11447 foram atualizados nos últimos 30 dias.