Está direcionado para um público-alvo de profissionais que exercem funções executivas na área da gestão de recursos humanos, mas não deixa de fora outros perfis que possam, de algum modo, interessar-se ou ter uma atuação direta nesta área. O Programa Executivo “The New HR Leaders, cuja coordenação está a cargo de Carlos Botelho, “pretende proporcionar aos participantes um conjunto amplo e diversificado de aprendizagens que lhes possibilitem desenvolver os conhecimentos, capacidades e atitudes necessárias para o sucesso futuro em posições de liderança da função recursos humanos”. As inscrições decorrem até ao próximo dia 13 de novembro.
Esta é a primeira edição do curso realizado no âmbito da Escola de Liderança e Inovação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), e organizado pelo Instituto de Formação e Consultoria (ISCSP-iFOR), focado no desenvolvimento de competências em áreas específicas. Segundo a escola, o programa desenvolve-se “num contexto organizacional marcado por uma enorme transformação do papel estratégico atribuído à função recursos humanos e dos novos requisitos de competências colocados aos profissionais”. Na essência, realça, “num contexto onde, em última análise, a transformação da função RH dependerá da qualidade dos seus líderes”.
O curso agora apresentado está estruturado em 15 módulos que contam com a orientação de professores e consultores nacionais e internacionais, entre os quais se elencam nomes como Jaap Pauwe autor do livro "HRM and Performance" e referenciado em 2012 no Top 20 dos pensadores internacionais mais influentes na área da Gestão de Recursos Humanos; Paul Boselie autor da obra "Strategic HRM a balanced approach"; Paul Kearns, referido na lista dos especialistas de Recursos Humanos mais influentes do Reino Unido, em 2014; David Collings, autor do livro "Global Talent Management"; Linda Holbeche, autora da obra "Engaged", considerada livro do ano na area, ou ainda Mee-Yan Judge, uma das pensadoras mais influentes do campo do Desenvolvimento Organizacionalna Europa e frequentemente votada para a lista dos mais influentes na área dos Recursos Humanos no Reino Unido.
Além dos vários módulos, do programa fazem ainda parte workshops de projeto que permitirão conceber planos de intervenção organizacional por parte de cada um dos participantes, e a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal assente num processo de feedback 360 construído com base num modelo de competências especificas para recursos humanos da autoria de David Ulrich, especialista mundialmente reconhecido.