“O mercado de trabalho é adverso e competitivo, mas a boa notícia é que é possível, e relativamente simples, para um candidato destacar-se entre a multidão, se souber como o fazer e seguir a estratégia adequada”, explica Ryan Niessen, co-fundador da plataforma The Gateway Method, que apoia profissionais no processo de aproximação a recrutadores de topo. ?
Após concluir a sua formação académica, Ryan Niessen aplicou no terreno os três mandamentos de abordagem ao mercado de trabalho sugeridos por Andrew Hewitt, especialista em recrutamento e desenvolvimento de carreira, com presença habitual em conferências como o TEDx e publicações como a Forbes ou Fast Company: compreender exatamente qual é o seu emprego ideal, perceber o que é preciso para o conseguir e qual a melhor estratégia para ter acesso às melhores empresas nessa área. Depois do seu sucesso, apoiou milhares de candidatos a aplicarem à gestão das suas carreiras o mesmo método, muito sustentado em “identificar e desenvolver as ações necessárias para alavancar a sua imagem e o seu percurso de carreira junto de quem contrata” e é aqui que, segundo o especialista, as dificuldades começam.
?“O problema não está no facto do mercado de trabalho ser altamente competitivo, na eventual desadequação do currículo do candidato ou no facto dele não ter experiência suficiente”, explica Niessen. A questão de fundo é a abordagem que os candidatos fazem aos recrutadores e a opção generalizada pelo que o especialista designa de “abordagem shotgun” ao emprego, ou seja, envio indiscriminado de currículos e cartas de apresentação para as empresas ou para qualquer função onde pensem poder encaixar-se”, argumenta Ryan Niessen.
A abordagem certa
Filtrar os recrutadores que se quer abordar e delinear uma estratégia personalizada para cada um deles é, para o especialista, a melhor opção. “Ao restringir o seu foco, o candidato terá melhores possibilidades de ser bem sucedido na procura de emprego e, simultaneamente, de encontrar um emprego que o motive e realize”. Um aspeto que Ryan Niessen classifica como determinante para os candidatos mas também para as empresas.?
A partir deste foco, o especialista realça a importância de facilitar a vida aos recrutadores que vão analisar a candidatura. “Após identificar uma a três empresas onde gostariam de trabalhar, o ideal é preparar uma boa estratégia para se apresentar a essas empresas”, explica. ?Elaborar um pequeno vídeo de apresentação, onde mostre quem é e clarifique os seus propósitos é importante e pode funcionar muito bem em áreas mais criativas, mas não só. Conhecer o rosto de quem está a avaliar, antes mesmo da entrevista, é fundamental para qualquer recrutador.
Criar uma página na internet dedicada ao seu percurso de carreira, feitos profissionais e hóbis pode também ser uma forma de se dar a conhecer e de demonstrar que domina uma competência hoje relevante para qualquer profissional em qualquer área: a tecnologia. Na mesma lógica de pensamento, realça Niessen, “criar um currículo online é fundamental”. Para o especialista em recrutamento, há estratégias muito simples que, quando bem combinadas entre si, geram resultados eficientes para quem procura emprego.