Notícias

Iniciativa empresarial ao rubro

11.07.2003


  PARTILHAR




Cátia Mateus

ACÇÃO! Ainda que seja difícil criar um lema que reúna todo o conceito de empreendedorismo, esta poderia perfeitamente ser a expressão adoptada.

A conjuntura económica não é favorável a grandes investimentos, mas a provar que a vida é feita de ciclos há sempre quem encontre na crise a melhor altura para investir.

O importante é mesmo não deixar as ideias passarem ao lado. Por isso, a Central Business encontrou neste momento de "fraqueza económica" a conjuntura ideal para lançar em força os "I Jogos de Criação de Empresas". Uma iniciativa que, em contraciclo com o ambiente económico nacional, se saldou positiva.

Vários projectos concorrentes, dois vencedores e três projectos de mérito reconhecido. Para José Soares Ferreira, director-geral da Central Business, "a variedade e qualidade dos projectos foi elevada" o que terá dificultado a decisão.

Todavia, sagraram-se vencedores deste desafio José Dias com a CoolMedia, uma empresa especializada num nicho de mercado centrado na publicidade e "media", e André Gray, "pai" da APSA, uma empresa que introduz em Portugal novos processos técnicos e materiais no domínio da construção civil.

O mérito bateu também à porta da Prodigentia, com uma solução sustentada alternativa ao "software" proprietário, o OpenOffice.org. A empresa de Luís Rodrigues destacou-se na categoria de inovação.

Em Marketing, mereceram destaque dois projectos empresariais: Universo Glamour, a empresa de comércio alimentar especializado, de Eduardo Fonseca, e o empreendedor Luís Gabriel com um projecto na área da produção eléctrica (biogás).

O sucesso desta edição da iniciativa e a qualidade dos projectos concorrentes levou a ChangePartners, uma empresa de capital de risco, a convidar publicamente quatro dos empreendedores presentes para uma análise mais detalhada das possibilidades de investimento nos seus projectos.

José Soares Ferreira diz acreditar que "o surgimento de novas empresas e de um novo tipo de empresários é um desígnio nacional". Por isso, a Central Business prepara já o lançamento da segunda edição dos Jogos de Criação de Empresas que deverá ocorrer ainda este ano, provavelmente no Porto.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS