Foi criado com o objetivo de desenvolver a ligação entre o meio académico e as empresas, a administração pública e a sociedade em geral, através de uma oferta de formação pós-graduada adequada às necessidades do mercado e das empresas e, simultaneamente, a prestação de serviços de consultoria. Mantendo esse propósito, o Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais (IDEFE), reestruturou a sua oferta formativa e vai lançar em setembro duas novas pós-graduações, Estudos de Economia e Sistemas de Informação e Gestão de Operações. Os cursos seguem a lógica das várias pós-graduações ministradas pela instituição que aposta na ligação ao mercado e na experiência do seu corpo docente.?
Com as candidaturas atualmente a decorrer, os cursos têm públicos e objetivos diferenciados. Segundo a instituição, no caso da Pós-graduação em Estudos de Economia, o público-alvo preferencial são os licenciados em qualquer área científica que não Economia, que pretendam adquirir e/ou desenvolver conhecimentos das questões económicas. O curso tem uma duração de 200 horas e combina um modelo de formação centrado na discussão aprofundada de conhecimentos e conceitos, teóricos e práticos, nas áreas económicas.?Já a Pós-graduação em Gestão de Segurança da Informação resulta de uma parceria entre o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), cujo Idefe integra, e a Virginia Commonwealth University (VCU).
O curso foi concebido a pensar nos profissionais e gestores com experiência ou interesses de carreira na área de segurança da informação e inclui disciplinas de vocação técnica, organizacional e estratégica, que visam a integração dos princípios de gestão na segurança da informação. Entre as unidades currículares da pós-graduação estão disciplinas como Criptografia, Hacking Ético, Privacidade e aspetos legais de segurança de informação ou Princípios de Segurança de Sistemas de Informação, entre outras.?Segundo o Idefe, a Pós-graduação em Estudos de Economia prevê uma bolsa, a atribuir pela UECE - Research Unit on Complexity and Economics, que premiará com o valor de mil euros, o melhor aluno do curso. O curso tem a coordenação científica assegurada por António Afonso e Miguel St. Aubyn, ambos professores catedráticos do ISEG, enquanto a pós-graduação em Gestão de Segurança da Informação reúne na coordenação nomes como Gurpreet Dhillon, Mário Caldeira e Sérgio Nunes.