Internacional e vocacionada para proporcionar experiências de formação inovadoras e diferenciadas na área da Hotelaria e Turismo. Assim se define a Porto School Hotel, a escola recentemente criada no Instituto Politécnico do Porto, cujas candidaturas aos primeiros cursos estão a decorrer até 10 de setembro. Segundo a instituição, “as aulas vão decorrer no primeiro hotel-escola em Portugal, a nova unidade hoteleira de cinco estrelas localizada, em Baião, o Douro Royal Valley Hotel & SPA, com capacidade para acolher 70 alunos”.
O objetivo da Porto Hotel School é consolidar uma oferta formativa “adequada às necessidades nacionais e internacionais do mercado e focada nas elevadas perspetivas de empregabilidade”. A nova escolar do Instituto Politécnico do Porto arrancará, numa primeira fase, com um leque de formações não-graduadas (cursos pós-secundários). Ao todo, serão três cursos de especialização com duração de dois anos letivos, abrangendo diferentes áreas da hotelaria e do turismo: International Hospitality Management, Culinary and Innovation Management e Wine and Beverage Service Management. As três formações intensivas seguirão, segundo a instituição, “um modelo educativo e curricular inovador capaz de responder às necessidades nacionais e internacionais de um sector com bons níveis de empregabilidade”.
Os cursos estão organizados com base no European Credit Transfer System (ECTS), permitindo ao estudante ter creditações, caso queira dar prosseguimento ao seu percurso académico, através do ingresso numa licenciatura da área do Turismo, Hotelaria e Restauração. Todas as aulas decorrerão no Douro Royal Valley Hotel & SPA, em contexto de aplicação prática. “Os três cursos de hotelaria, turismo e restauração são baseados na valorização da componente residencial para proporcionar uma aprendizagem adequada às realidades e desafios de um universo em crescimento em todo o mundo, realidade que obriga a corresponder com elevado índice de rigor e profissionalismo”, realça a instituição na apresentação dos cursos destacando que Portugal tem sido reconhecido pela qualidade dos serviços prestados na área do Turismo e Hotelaria, um papel que a escolar quer ajudar a consolidar através da qualificação dos recursos humanos nacionais nesta área.