Notícias

Função Pública tem mais candidatos

Função Pública tem mais candidatos

O número de ofertas de emprego divulgadas pelo Expresso Emprego para funções no Sector Público foi exatamente o mesmo nos últimos dois meses, quatro. A grande diferença entre julho e agosto reside na resposta dos candidatos.

04.09.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Se em julho, para as quatro oportunidades divulgadas, apenas um candidato tinha validado a sua candidatura, via Expresso Emprego, em agosto o cenário é substancialmente diferente: 229 candidaturas formalizadas, para as mesmas quatro ofertas divulgadas. Os dados resultam da habitual análise mensal realizada às ofertas de emprego divulgadas através da plataforma online de recrutamento do Expresso, em www.expressoemprego.pt, e da versão semanal impressa.?

O Sector Público figura entre os cinco sectores que registam menor dinâmica de recrutamento na plataforma Expresso Emprego. Ainda assim, no último mês, registou um volume de candidaturas muito próximo de sectores mais dinâmicos como a consultoria (com 308 candidaturas registada durante o último mês). As candidaturas divulgadas visavam o preenchimento de vagas na função de técnico superior de recursos humanos, uma área de formação que tipicamente regista um elevado número de candidaturas mensais para um número modesto de oportunidades divulgadas (o que poderá justificar em parte este crescimento nas respostas), mas também técnicos operacionais de compras e de service desk.?

No leque de áreas onde a disparidade entre as oportunidades divulgadas e as candidaturas registadas é mais flagrante estão também sectores como a Educação e Ensino, que registou no último mês 219 candidaturas para apenas 14 ofertas. Uma significativa nas respostas face ao mês de julho, altura em que para um número semelhante de ofertas divulgadas foram registadas através da plataforma Expresso Emprego 1217 candidaturas para estas funções. Na área dos media e comunicação, o comportamento é semelhante: as oito ofertas deste mês registaram 72 candidaturas (o sector tinha somado 379 em julho). Higiene e segurança no trabalho foi o sector mais parado em termos de contratações no último mês. E mesmo assim, a única oportunidade divulgada para esta área não interessou a nenhum candidato.?

Do lado oposto deste cenário mantêm-se sectores como a Banca, Seguros e área Financeira, o maior recrutador do mês com 239 ofertas e 2126 candidaturas; a Indústria (216 ofertas e 1056 candidaturas rececionadas) e o Retalho que totalizou 628 candidaturas para 182 ofertas divulgadas.

Quem recruta mais*
Num mês onde o ritmo de contratações abrandou, fruto da típica sazonalidade, o ranking dos maiores recrutadores do Expresso Emprego volta a destacar-se pela diversidade de opções. A NOS Empresas lidera a tabela deste mês, da qual fazem também parte empresas ligadas aos sectores dos serviços, indústria e imobiliário.

1º NOS Empresas
2º Servdebt Group
3º CHITOTOLO - Sociedade Mineira do Schitotolo, Lda.
4º Bosch Car Multimédia Portugal
5º Gestamp - Indústria de acessórios para Automóveis
6º Teleperformance
7º Century 21
8º ERA
9º Hitachi
10º Manvia



OUTRAS NOTÍCIAS
Entrevistas: quatro questões fatídicas que deve evitar

Entrevistas: quatro questões fatídicas que deve evitar


Depois várias tentativas e muitos currículos enviados carimbou finalmente o 'passaporte' para uma entrevista. Tem tudo o que é preciso para agarrar essa oportunidade? O percurso ...

Hotel-escola já recebe candidatos

Hotel-escola já recebe candidatos


Internacional e vocacionada para proporcionar experiências de formação inovadoras e diferenciadas na área da Hotelaria e Turismo. Assim se define a Porto School Hotel, a esc...

Tecnologia: a 'máquina' de criar emprego

Tecnologia: a 'máquina' de criar emprego


Durante décadas, o duelo homem-máquina e a substituição de profissionais pela tecnologia têm sido evocados para justificar a redução, em muitos sectores...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS