Notícias

Frua, um conceito de street food saudável

Frua, um conceito de street food saudável

O que une uma veterinária, uma engenheira do ambiente e um engenheiro florestal com experiência na área da investigação e em vendas? O gosto por um estilo de vida saudável e a vontade de reinventar a forma de consumir fruta.  

24.07.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A Frua – Fruta na Rua nasceu em janeiro e alia o conceito de vida saudável à moda da Street Food que também em Portugal está a ganhar terreno. Vera, Carlos e Carina, adeptos da comida saudável e não raras vezes a braços com a falta de opções de fruta e sumos nas ruas de Lisboa, identificaram a oportunidade, estruturaram o projeto e vestiram o avental. Que será o mesmo que dizer, lançaram-se à estrada a vender sumos e espetadas de fruta.

A equipa tem percorrido vários spots na região de Lisboa, na Alfacinha – a Piaggio 200 decorada a preceito e de forma personalizada que serve de cozinha às receitas saudáveis da equipa -, cumprindo o objetivo que norteou a criação da Frua: “reinventar a forma de comer fruta, tornando-a divertida e incentivando o estilo de vida ativo e saudável, sem esquecer as crianças”. Sobre rodas e com baixas calorias, a equipa propõe um conjunto de sumos, espetadas de fruta e outras sugestões saudáveis onde a fruta portuguesa o ingrediente dominante e exclusivo.

Apesar de ter sido criada formalmente em janeiro deste ano, a Frua só teve inauguração oficial a 22 de junho. Otimistas com a receptividade que o projeto está a ter não só entre os portugueses, como junto dos estrangeiros que visitam o país e que estão mais familiarizados com as múltiplas opções que o conceito de street food oferece, a equipa da Frua não se deixa deslumbrar e sabe que quem gere negócios “de rua” está sempre sujeito à instabilidade climatérica e a outras contingências capazes de gerar impacto no negócio.

No projeto Frua – Fruta na Rua trabalham atualmente quatro elementos, os três sócios e um colaborador. Na criação da empresa a equipa investiu apenas o necessário para adaptar a Piaggio 200 às necessidades do negócio e personalizá-la, bem como para realizar o completo estudo de mercado que precedeu a criação da empresa. “A expectativa é recuperarmos o investimento em dois anos”, explica Vera Leiria, uma das mentoras do projeto. Foi, de resto, pelo estudo de mercado que a equipa começou a desbravar caminho. Constatada que estava a oportunidade de mercado “fizemos um bom estudo de mercado e um bom planeamento, com muita atenção a alguns pormenores, como forma de evitar ao máximo surpresas desagradáveis”, realça.

Na concretização da ideia a equipa teve algumas dificuldades, sobretudo ao nível da “burocracia e trâmites legais” e também na “aquisição de equipamentos e na recolha de informação sobre os equipamentos necessários”. A operar em pleno no mercado, os três sócios mantém as portas abertas a novas ideias. “Temos algumas ideias para outros mercados, sempre em redor do conceito inicial”, explica Vera adiantando que a equipa também não descarta a hipótese de entrada de novos parceiros no projeto Frua.

BI Empresarial

Promotores:
Vera Leiria, 31 anos, veterinária
Carina Oliveira, 29 anos, engenheira do ambiente
Carlos Relva, 30 anos, engenheiro florestal

Data de criação da empresa:
Janeiro de 2015

Área de atividade:
Comercialização de sumos naturais e espetadas de fruta.

Empregos criados:
Quatro, o dos três sócios e de um colaborador da empresa.

Investimento inicial:
“O maior investimento prende-se com o veículo motorizado e a sua adaptação personalizada”, refere a equipa.

Retorno do investimento:
A equipa espera recuperar o investimento realizado a um prazo de dois anos.

Público-alvo:
Pessoas com estilo de vida ativo e saudável.

Estratégia de gestão:
Controlo rigoroso sobre tudo: sobre os stocks, as matérias primas, os custos e as receitas.

Página na internet:
https://www.facebook.com/frua.frutanarua



OUTRAS NOTÍCIAS
Contratação pública em debate

Contratação pública em debate


A cidade do Porto vai receber já em setembro, 27 especialistas nacionais e internacionais para debater as novas diretivas europeias na área da Contratação Pública. A...

De trainee a Líder

De trainee a Líder


O timing foi feliz. Nuno Moreira da Silva, entrou na Microsoft Portugal como estagiário ainda antes do programa de trainees da tecnológica estar formalmente constítuido e chegou a...

Administração Pública recebe estagiários

Administração Pública recebe estagiários


Decorrem até ao próximo dia 20 de julho as candidaturas à terceira edição do Programa de Estágios na Administração Pública Central (PEPAC...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS