Notícias

Formação combate desemprego

A Ideias e Desafios volta a promover um workshop de formação gratuita para desempregados. A meta é conferir competências comerciais aos que procuram um lugar no mercado de trabalho.
25.11.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Depois do sucesso alcançado nas quatro edições anteriores, a Ideias e Desafios volta a organizar mais uma edição do Workshop de Formação Gratuita para Desempregados. A 5ª edição desta iniciativa que se insere na política de responsabilidade social adoptada pela empresa decorre este fim-de-semana no Hotel Sana Metropolitan, em Lisboa, e reunirá cerca de 100 participantes.

Conferir aos formandos as ferramentas necessárias para desbravar caminho no mercado de emprego e alcançar a tão ambicionada colocação é o objectivo desta iniciativa da Ideias & Desafios. O workshop que já soma cinco edições é gratuito e tem vindo a ajudar muitos profissionais a sair do desemprego. Segundo José de Almeida, partner da Ideias e Desafios, “cerca de 30 por cento dos participantes das edições anteriores encontraram emprego no período de três meses, aproximadamente”.

Para o responsável, “existem muitas pessoas com grande valor profissional que se viram atiradas para o desemprego na sequência conjuntura adversa que se vive. Este projeto prova que a responsabilidade social está ao alcance de todos e não apenas das grandes empresas com capacidade de investir vários milhões em iniciativas deste tipo”. Diz José de Almeida que “recorrendo ao know-how que usamos nas nossas profissões e aplicamos às nossas equipas, conseguimos intervir positivamente na sociedade ajudando profissionais desempregados a desenvolver competências que os aproximem do emprego ”. O partner da Ideias e Desafios congratula-se com o sucesso desta iniciativa “quer ao nível da adesão das pessoas, quer no efeito que cria nos participantes” e não tem dúvidas de que este é um projeto com continuidade e a reforçar em 2011.

Em pleno contexto de adversidade económica e quando o desemprego voltou novamente a subir, atingindo segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) os 10,9%, a empresa estruturou três dias de formação que contemplarão, por um lado, as componentes motivacionais necessárias ao sucesso na procura de emprego, por outro, ensinamentos específicos relacionados com as competências técnicas comerciais “setor onde, de acordo com a nossa experiência, faltam bons profissionais”, refere José de Almeida.

O especialista acrescenta que os conteúdos ministrados nesta formação que abrangerá nesta edição cem pessoas foram definidos tendo como meta as respostas às necessidades evidenciadas pelas empresas parceiras da Ideias e Desafios, preparando assim os formandos para dar resposta às ambições e lacunas em matéria de recursos humanos, sentidas pelo s empregadores.

Criada em 2003, a Ideias e Desafios centra a sua área de intervenção sobretudo nos domínios do recrutamento e seleção, desenvolvimento e formação, bem como dinamização empresarial. A responsabilidade social é um fator-chave na política desta empresa cujo fundador há muito se empenhou no desenvolvimento de projetos de solidariedade. Este é um projeto em permanente concretização, pelo que se está enquadrado neste perfil pode candidatar-se ao próximo workshop través do sítio da empresa em www.ideiasedesafios.com .



OUTRAS NOTÍCIAS
Flexibilidade e mente aberta

Flexibilidade e mente aberta


Nick Cox é um observador privilegiado do que se passa no mercado de trabalho. Na Hays – uma multinacional especialista em recrutamento - há 28 anos, começou como consultor e atual...

Negociar na adversidade

Negociar na adversidade


O mercado de trabalho nacional está em ebulição. O desemprego atingiu números históricos e os cortes nos abonos de família, o aumento do IVA e do IRS criaram ...

Coaching: o triunfo do saber ser

Coaching: o triunfo do saber ser


Tudo nasce em nós, disse um dia o filósofo grego Sócrates que com esta teoria inspirou aquilo que hoje conhecemos como o coaching. Uma ferramenta de gestão que orienta os p...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS