Notícias

Engenheiros e gestores lusos à escala global

Engenheiros e gestores lusos à escala global

A tendência de globalização das carreiras dos profissionais portugueses mantém-se. A análise dos últimos relativos à evolução das ofertas de emprego publicadas no Expresso em outubro, apontam para um elevado índice de recrutamento de perfis lusos para operações internacionais.

01.11.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Se há mês onde se torna clara a competência reconhecida aos profissionais portugueses pelos recrutadores internacionais, outubro foi esse mês. A habitual análise mensal das ofertas de emprego divulgadas nas várias edições semanais do universo Expresso Emprego (versão impressa e sítio online), demonstra que o ranking dos dez principais recrutadores de outubro é dominado por empresas internacionais de setores que vão das engenharias, às tecnologias, sem esquecer a banca. Segundo as estatísticas, a procura de profissionais recaí sobretudo na área das engenharias e da gestão. As tecnologias de informação continuam a sobressair, mas há outras áreas a demonstrar uma crescente dinâmica.

Outubro tem nesta análise um saldo positivo. Além ser notória a evolução do número de ofertas de emprego divulgadas no último mês, fica também comprovada a crescente dinâmica nas contratações em áreas como o marketing e publicidade, a logística, a indústria, a programação ou a gestão de recursos humanos, ainda que a maioria das ofertas continue a centrar-se nas habituais Tecnologias de Informação, Engenharia e Gestão.

Entre as 803 ofertas divulgadas no último mês, 131 estavam direcionadas para o sector das TI, 157 para as engenharias e 54 para a Gestão. Os principais destaques em matéria de evolução positiva das ofertas vão para a área da Gestão de Recursos Humanos que registou em outubro um total de 28 ofertas, a programação com 42 oportunidades divulgadas e a banca e sector financeiro com 56 ofertas.

Entre o sector das engenharias, a principal aposta nas novas contratações vai para perfis altamente qualificados na área informática, mecânica, eletrotécnica e industrial. A análise setorial dos dados permite ainda concluir que as Tecnologias de Informação são o sector mais dinâmico no recrutamento, logo seguido pela Contrução e Indústria, uma área muito impulsionada pelas contratações internacionais. O Comércio, Franchising e Vendas é também um dos sectores que parece estar a registar uma crescente dinâmica, com um elevado nível de procura de novos perfis, sobretudo na área das vendas.

Ao longo do último mês, o Expresso Emprego registou para as 803 ofertas divulgadas nas suas versões impressa e sítio na Internet, um total de 30484 candidaturas submetidas através do site www.expressoemprego.pt. A maior percentagem dos utilizadores da plataforma pertence ao sexo feminino (232150 utilizadores registados), tem idade entre 31 e os 40 anos e possui qualificações superiores ao nível da licenciatura (248551 perfis), ensino secundário (65860) ou mestrado (14191). A frequência universitária, em fase de conclusão da licenciatura, marca também presença com 44913 perfis registados.

Quem recruta mais*

Em outubro o ranking dos principais recrutadores do Expresso Emprego estacou-se pela sua abrangência global. Entre as dez posições listadas, sete são empresas internacionais que recruta em Portugal perfis altamente qualificados. A exceção vai para a National Oilwell Varco, a empresa norueguesa que depois de seis anos a contratar portugueses para as suas operações no estrangeiro, decidiu criar em Portugal uma delegação para a qual está a contratar. A procura de perfis nas diversas especialidades da engenharia é também uma característica do ranking do último mês.

1º Proef Engineering
2º ISPTEC
3º Proef Industries
4º Colégio Emirais
5º Deutsches Herzzentrum München
6º ERA
7º Millenium Angola
8º PMI Service Center Europe
9º NOV – National Oilwell Varco
10º Teleperformance

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.

 

 



OUTRAS NOTÍCIAS
A excelência na gestão de talentos

A excelência na gestão de talentos


João Vieira, RH director in charge for Security do Corinthia Hotel Lisbon foi eleito esta semana o Melhor Gestor de Pessoas 2013, no âmbito do estudo “Os Melhores Gestores de Pessoa...

Portugueses estão longe do que as empresas procuram

Portugueses estão longe do que as empresas procuram


“As causas do atual desemprego vão muito além das condicionantes económicas”. Com esta afirmação, a consultora de recrutamento e seleção Ha...

Lidl lança formação internacional inovadora

Lidl lança formação internacional inovadora


A cadeia de lojas alimentares Lidl prepara-se para lançar em Portugal um projeto de formação inovador que visa formar jovens entre os 17 e os 19 anos nas áreas do Com&eacut...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS