Notícias

Engenharia de Negócios

03.10.2003


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A ESCOLA Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa vai lançar uma nova pós-graduação totalmente inovadora em Portugal, o MBE-Master in Business and Engineering.

Esta formação pretende dar uma visão da engenharia dos negócios. Ou seja, o principal objectivo desta pós-graduação é desenvolver nos profissionais uma formação sólida e estratégica para a intervenção industrial, estimulando a criação de novas actividades através da valorização da visão do engenheiro na matriz da empresa.

Outra das prioridades deste MBE é para a ESB, fortalecer as competências específicas em quadros técnicos e superiores das empresas nacionais, capazes de lhes permitir enfrentar, de modo estruturado, os novos desafios do mercado global.

Trata-se sem dúvida de uma formação que se apresenta como uma ferramenta de ponta, tendo sido concebida para a obtenção de incrementos de produtividade nas empresas.

Para Xavier Malcato, director da Escola Superior de Biotecnologia, esta é a única formação em Portugal capaz de juntar as competências dos profissionais de engenharia e dos de gestão.

"Pretendemos dar uma formação híbrida em conceitos de gestão mas voltada para as sensibilidades da engenharia", explica o responsável. Um interface que na opinião de Xavier Macato, resulta na grande aposta deste Master.

O conceito de BEM, desenvolve-se segundo o director da ESB, sobre as múltiplas dimensões da empresa, onde se inclui ferramentas de análise empresarial, de organização de funções, de prática industrial, de ética empresarial e de síntese global.

O MBE tem ainda a colaboração da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa e conta ainda com os patrocínios da Associação Empresarial de Portugal e da Associação Empresarial para a Escola Superior de Biotecnologia.

Os diplomados do Master passarão a fazer parte efectiva das equipas dirigentes das empresas.

O programa de base do MBE é complementado por um programa mais específico, direccionado a três perfis alternativos: Inovação, Qualidade e Ambiente. Após a formação, a Escola Superior de Biotecnologia pretende que os alunos sejam capazes de integrar, de forma eficaz, equipas multidisciplinares, assumindo a liderança dos processos de implementação de inovação, de endogeneização de qualidade e de protecção do ambiente.

Com o Master terão desenvolvido competências funcionais que lhes permitirão intervir no planeamento e gestão operacional da empresa, quer ao nível produtivo quer em áreas de interface, quer ainda em termos de responsabilidade social.

O MBE é essencialmente dirigido a profissionais da indústria, comércio e serviços, que pretendam complementar a sua formação de base com uma visão operacional e processual na administração de empresas de negócios.

Os candidatos terão de ter uma formação de base ao nível da licenciatura, nomeadamente em gestão, economia, engenharia ou ciências aplicadas.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS