Notícias

Gerir situações de crise

03.10.2003


  PARTILHAR




Maribela Freitas

A ESCOLA Superior de Comunicação Social (ESCS) do Instituto Politécnico de Lisboa vai avançar este ano lectivo com uma pós-graduação em "Gestão de Comunicação de Crises".

Um dos objectivos deste curso é preparar os alunos para actuarem na prevenção, preparação, planeamento, acção e recuperação organizacional face às crises.

António Marques Mendes, docente desta instituição e coordenador da pós-graduação explica que "as empresas nos últimos tempos têm estado mais sensíveis a esta temática, o que resulta talvez da sua maior exposição pública. Nesta medida, o mercado está mais solícito a admitir profissionais com conhecimentos nesta área que possam minorar as condições negativas de uma situação de crise para as empresas".

Entre outros objectivos, esta formação visa providenciar uma visão integrada dos processos de investigação, análise, planeamento, implementação, avaliação e aprendizagem organizacional, para que se possam abordar os fenómenos de crise de forma completa e multidisciplinar.

A escola quer ainda dotar os alunos de capacidades de compreensão e análise de fenómenos de crise e de instrumentos de gestão de comunicação de crises. Para tal os conteúdos a ministrar estarão divididos em duas áreas.

Uma centrada na aprendizagem prática dos instrumentos de resposta à crise e outra centralizada em torno dos modelos, métodos e técnicas de gestão e de comunicação mais adequados à compreensão estratégica destes fenómenos, da situação das organizações e da forma como estas analisam e reagem a tais situações, sejam elas reais ou potenciais.

O início das aulas está agendado para o início de Novembro em regime pós-laboral e as candidaturas vão estar abertas até ao final de Outubro.

As propinas estão avaliadas em 2500 euros e no máximo serão aceites 20 alunos. "O curso está aberto aos bacharéis e licenciados de todas as áreas de estudo. Em Portugal esta é a única pós-graduação nesta matéria e mesmo a nível europeu existem muito poucas", frisa António Marques Mendes.

Para além deste curso a ESCS vai avançar ainda este ano com a segunda edição da pós-graduação em "comunicação organizacional" e no próximo ano espera ter mais novidades formativas.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS